HU encerra Projeto Proadi-SUS Reabilitação da Síndrome Pós-Cuidados Intensivos

HU encerra Projeto Proadi-SUS Reabilitação da Síndrome Pós-Cuidados Intensivos

Programa foi implementado na UTI Adulto III e na Unidade de Cuidados Prolongados (UCP). Além do HU, outros três hospitais brasileiros foram selecionados para o projeto.

Assessoria de Comunicação do HU

Agência UEL


O Hospital Universitário (HU) da UEL encerrou o projeto Proadi-SUS Reabilitação da Síndrome Pós-Cuidados Intensivos, nos dias 23 e 30, desenvolvido no período  de agosto de 2022 a janeiro de 2023. O projeto é do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), como parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS). Além do HU, apenas outros três hospitais brasileiros foram selecionados para participar do Ciclo I do Projeto.

Participaram do encerramento consultores do HAOC e representantes do Ministério da Saúde, secretarias Estadual e Municipal da Saúde e da direção do HU, além de outros convidados. O Programa foi implementado no HU na Unidade de Tratamento Intensivo Adulto-UTI III e na Unidade de Cuidados Prolongados (UCP) e contou com a participação externa e integrada do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), da Prefeitura de Londrina.

Os resultados obtidos com a implementação dos princípios e ferramentas do Programa foram apresentados aos consultores do Oswaldo Cruz, às equipes do HU e das secretarias Municipal e Estadual de Saúde nos workshops realizados nos dias 23 e 30. “O percentual de alcance das metas estabelecidas para as ações implantadas no SAD Londrina foi superior a 80% e, no HU, este percentual de sucesso foi de 83% das metas da UTI III e 88% para a UCP, o que reafirma o comprometimento das equipes envolvidas com a melhoria dos processos e do resultado da atenção à saúde”, destaca a diretora-superintendente do HU, Vivian Feijó.

O programa foi acompanhado de perto pelos consultores do HAOC e as oportunidades de melhorias foram executadas a partir da aplicação das seguintes Ferramentas da Qualidade: 5S, Project Charter, SIPOC (Supplier, Input, Process, Outputs e Customer), VOC (Voz do Cliente), 5W2H, Matriz Esforço x Impacto e Plano de Implementação. Todos os processos foram monitorados a partir de indicadores de qualidade que, agrupados em um painel de monitoramento contínuo (dashboard), forneceram dados para a implementação de ações que possibilitaram o aumento do giro de leitos no hospital.

“De forma competente e exitosa, o HU-UEL concluiu a sua participação em mais este Projeto Proadi-SUS, o qual visou contribuir para o aperfeiçoamento dos processos relacionados à alta segura. Com o acompanhamento direcionado pelos consultores aos pacientes, durante e após a internação em unidade de cuidado intensivo, foi possível maximizar a interdisciplinaridade, reduzir o tempo de permanência hospitalar e ampliar as estratégias para a maior qualidade de vida do paciente”, afirma a superintendente.

Segundo Vivian, com o desenvolvimento do projeto, o HU teve a oportunidade de apresentar um case de sucesso, o “HU em Casa”. Na iniciativa, uma equipe de saúde da instituição visita os pacientes e familiares em seu domicílio, apósalta hospitalar. Foram visitados dois pacientes na ocasião e, por meio da ampliação das ações para o domicílio, foi possível detectar necessidades dos pacientes e promover as intervenções necessárias para evitar a reinternação hospitalar, contribuindo ainda mais com a missão de prestar assistência à saúde integral, humanizada, com excelência e qualidade técnica e científica.

“A finalização do projeto deixa como legado a criação da Unidade de Cuidados Prolongados, que se torna um setor estratégico para a alta dos pacientes oriundos da UTI-3 e que precisam de um atendimento especializado na síndrome pós-cuidados intensivos, bem como permitirá que o HU continue a implementar ações de continuidade do acompanhamento dos indicadores de desempenho para a tomada de decisão, os quais serão capitaneados pelo Escritório de Qualidade da Instituição”, ressalta.

“Graças ao comprometimento de todos os envolvidos foi possível ampliar as ações de qualificação da atenção à saúde aos pacientes internados na instituição, com resultados significativos em direção à maior eficiência na gestão dos recursos e na qualidade de vida dos pacientes, na recuperação da Síndrome Pós Cuidados Intensivos”, finaliza a superintendente.

Leia também