Banco de Leite Humano do HU participa de evento nacional

Banco de Leite Humano do HU participa de evento nacional

Encontro organizado por Portal de Boas Práticas de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente foi transmitido para todo o Brasil.

Assessoria de Comunicação do HU

Agência UEL


O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Universitário (HU) da UEL marcou presença, no último dia 15, no Encontro com as Especialistas, com o tema “Doar Leite Materno: Gesto que Salva Vidas”. O evento é organizado pelo Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente – Atenção ao Recém-Nascido e foi transmitido ao vivo, em rede nacional.

O Encontro é realizado quinzenalmente no eixo Atenção à Saúde do Recém-nascido de Risco. Os demais eixos de atuação no Portal são: Atenção à Saúde da Mulher e Atenção à Saúde da Criança. Além da coordenadora do Banco de Leite da UEL, a enfermeira Leticia Costa, o encontro teve a presença da coordenadora nacional da Rede de Bancos de Leite Humano do Brasil, Danielle Aparecida da Silva, que também é coordenadora do Banco de Leite da Fundação Instituto Fernando Figueira, da Fundação Oswaldo Cruz, do Rio de Janeiro, e da coordenadora do Banco de Leite Humano da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ana Zélia Pristo de Medeiros Oliveira.

“O evento foi muito importante pelo momento de troca e compartilhamento de
informações sobre o que fazemos. Cada banco participante fez um relato do que
estão fazendo na sua região. No Paraná, o forte da atuação é na conscientização sobre a importância da amamentação, inclusive na doação de leite materno por mães que produzem em quantidade que permite a doação, especialmente para bebês prematuros”, relata Leticia.

As participantes focaram no trabalho junto à atuação primária e envolvimento da
sociedade como um todo na conscientização sobre captação de leite humano. A discussão foi sobre como melhorar essa captação em cada região. “No Paraná, o BLH do HU-UEL é referência estadual. Outros 14 bancos e 21 postos de coleta dão suporte à rede estadual. A nossa rede é forte, mas de uma forma geral as atuações são muito parecidas em todo o Brasil”, comenta a coordenadora do BLH do HU.

A mensagem final do encontro, segundo Letícia, foi para que cada banco buscasse orientar e espalhar, entre mães e familiares, a cultura da amamentação e da doação de leite materno excedente. “Pequenos gestos fazem a diferença”, ressalta. O Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente – Atenção ao Recém Nascido, é uma iniciativa do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e Adolescente Fernandes Figueira (IFF), da Fundação Oswald Cruz (Fiocruz) e do Ministério da Saúde (MS).

Leia também