Profissionais e alunos divulgam vídeo e promovem ações e para conscientização no Novembro Azul

Profissionais e alunos divulgam vídeo e promovem ações e para conscientização no Novembro Azul

A proposta é uma iniciativa conjunta entre a Fisioterapia e a Residência Médica em Urologia e envolve docentes, residentes, alunos e profissionais de Enfermagem

Assessoria de Comunicação HU

Agência UEL


Como parte das iniciativas de conscientização da campanha Novembro Azul, profissionais e alunos do Hospital Universitário da UEL (HU-UEL) e do Ambulatório de Especialidades do Hospital Universitário (AEHU), divulgam vídeo e promovem ações voltadas à prevenção e detecção precoce do câncer de próstata. A proposta é uma iniciativa conjunta entre a Fisioterapia e a Residência Médica em Urologia e envolve docentes, residentes, alunos e profissionais de Enfermagem, reforçando o compromisso institucional com a promoção da saúde masculina.

Na terça-feira (25), equipes do AEHU realizaram uma mobilização na sala de espera do Setor 1, com um momento de orientação aos pacientes sobre cuidados com a saúde do homem. A atividade destacou a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata e apresentou informações sobre o atendimento fisioterapêutico aos pacientes submetidos à prostatectomia especialmente aqueles que desenvolvem incontinência urinária após o procedimento. Após a fala, foram distribuídos folders educativos, cards temáticos e chocolates. As equipes também circularam por diversos setores do HU reforçando a mensagem.

A prostatectomia é a remoção cirúrgica parcial ou total da próstata. Segundo a docente do Departamento de Fisioterapia, Janaina Mayer de Oliveira Nunes, a incontinência urinária após a cirurgia de prostatectomia radical pode acometer até 80% dos homens em algum grau.

“Sabemos que a continência pode retornar espontaneamente no primeiro ano após a cirurgia ou não. Nesse sentido, fazer fisioterapia para tratar a incontinência urinária de forma precoce ajuda a retornar a continência urinária o quanto antes, melhorando a qualidade de vida dos pacientes. Inclusive a orientação seria iniciar a reabilitação do assoalho pélvico antes mesmo da cirurgia. Pois, a fisioterapia é considerada a primeira linha de tratamento para incontinência urinária”, afirmou a docente.

Em continuidade às mobilizações, outra atividade está programada para esta sexta (28), no setor de Quimioterapia do HU, para ampliar o alcance da campanha e fortalecer a comunicação direta com pacientes em tratamento.

Vídeo

Paralelo às ações presenciais, o HU lançou um vídeo educativo sobre câncer de próstata, desenvolvido pelas equipes de urologia e fisioterapia, produzido pela Assessoria de Comunicação do HU, com apoio da CMTU / Prefeitura Municipal de Londrina. O material foi elaborado com linguagem acessível e foco em orientar a população sobre prevenção, fatores de risco e sinais de alerta, e está sendo exibido ao longo de todo o mês nos terminais urbanos de ônibus de Londrina, alcançando milhares de usuários diariamente. A proposta é disseminar informação clara e confiável, ampliando a conscientização além dos ambientes hospitalares.

O vídeo pode ser acessado no canal de YouTube do HU, neste LINK.

As iniciativas reforçam os esforços contínuos do HU em promover saúde pública, aproximar profissionais e comunidade e ampliar o impacto da campanha Novembro Azul, que tem como objetivo principal incentivar homens a cuidarem da própria saúde e realizarem exames preventivos regularmente.

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.