Plano Diretor de Tecnologia da Informação de Apucarana será desenvolvido em parceria com a UEL

Instrumento visa atender às necessidades tecnológicas de um órgão, entidade ou organização sobre Tecnologia da Informação e governança digital.

Docentes do Departamento de Computação (CCE) da UEL estão envolvidos na elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) do município de Apucarana. O desenvolvimento do PDTI foi contratado pela atual administração do município do Centro-Norte do Paraná por meio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina (Fauel), assim como já fizeram outras prefeituras de municípios vizinhos ao longo dos últimos anos.

Instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão dos recursos e processos de Tecnologia da Informação, o plano diretor é um importante documento que visa entender e atender às necessidades tecnológicas de um órgão, entidade ou organização, normatizando a gestão do setor.

Estiveram presentes na apresentação da proposta os professores do Departamento de Computação, Rodolfo Miranda de Barros, e do Departamento de Design, Vanessa Barros. Eles atuarão no desenvolvimento do PDTI ao lado de alunos da graduação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UEL. O investimento por parte do município foi de R$ 20 mil.

UEL, por meio do Departamento de Computação, vai atuar na confecção do plano diretor para o município (Foto: Prefeitura de Apucarana)

Com o intuito de modernizar a gestão dos recursos e bens públicos, explica o professor Rodolfo Barros, o documento deverá considerar todas as áreas de atuação da Prefeitura, “buscando eliminar inconsistências e inadequações no uso de recursos de tecnologia, otimizando processos e buscando a eficiência da máquina administrativa”, diz. “Como produto dos estudos realizados para o PDTI, teremos um diagnóstico da situação atual da utilização dos recursos de TI na administração municipal, incluindo um panorama dos elementos de software, ativos de rede e recursos humanos”, explica o professor da área de Sistemas de Informação.

A elaboração do Plano Diretor ainda irá resultar na conclusão de um Diagnóstico da Gestão e Governança de TI; Síntese das Necessidades Identificadas de todas as áreas e Análise das Prioridades; Quantitativo, qualificação e estruturação dos recursos humanos para atendimento das metas estabelecidas; Análise SWOT da área de TI; Identificação e descrição dos Serviços Necessários para Gerenciamento dos Serviços de TI segundo o ITIL 4.0; identificação e descrição de processos para Implantação da Governança de TI segundo o COBIT 2019 e o diagnóstico do alinhamento da Prefeitura à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Ele também lembra que o trabalho contará com a participação da equipe do Departamento de Tecnologia da Prefeitura da Apucarana, além das secretarias e órgãos municipais, o que fundamental para o entendimento das demandas e necessidades locais. “Estamos abertos a sugestões e também será disponibilizado um canal de sugestões para os servidores de uma forma geral”, explica Barros.

Ao longo dos últimos nove anos, o Departamento de Computação da UEL já desenvolveu este serviço para prefeituras de outros oito municípios (Ibiporã, Jardinópolis, Cambé, Arapongas, Missal, Jaguapitã, Guaraci e Rolândia), além da Câmara Municipal de Arapongas e Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis (SC).

Conforme o professor, além de gerar valor para a população por meio da organização do setor de TI das prefeituras, as parcerias firmadas com o Departamento vêm se mostrando vantajosas também para o alunos envolvidos. “É um projeto de pesquisa interessante, então gera muitos artigos e cases para dissertações de mestrado dos estudantes da UEL”, lembra.

A reunião para apresentação da proposta também contou com a presença do prefeito de Apucarana, Júnior da Femac; do superintendente municipal de Tecnologia da Informação (TI), André Burin; do secretário municipal da Gestão Pública, Nikolai Cernescu Junior; e do diretor da Faculdade de Apucarana, Lisandro Modesto.