Projeto de docente da UEL é aprovado em edital do Programa Centelha PR

Projeto de docente da UEL é aprovado em edital do Programa Centelha PR

Proposta da startup é desenvolver aplicativo que diminua a carga de trabalho para docentes ao simplificar tarefas, aplicar e avaliar atividades de TBL.

Um projeto de inovação na área de Tecnologia Educacional, desenvolvido para o curso de Medicina (CCS) da UEL, foi selecionado na segunda edição do Programa Centelha Paraná, entre centenas de propostas, e vai receber verbas de incentivo do Governo do Paraná. O projeto é coordenado pelo docente Leandro Arthur Diehl, do Departamento de Clínica Médica. A proposta é fundar uma startup para desenvolver uma Plataforma de Gestão para Aprendizagem Baseada em Equipes (TBL – inglêsTeam Based Learning). O TBL é uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem que já vem sendo usada regularmente na primeira série do curso de Medicina, a partir da recente reforma do currículo do curso, aprovada em 2022.

“Em 2022, conduzimos uma pesquisa de mercado junto aos docentes de cursos da Saúde de todo o Brasil e identificamos que o TBL é empregado em 76% desses cursos, o que coloca o TBL como a segunda metodologia ativa mais usada, atrás apenas das aulas práticas”, relata Diehl, que é coordenador do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Medicina.

“A Aprendizagem Baseada em Equipes (TBL) foi adotada como metodologia ativa principal na primeira série de Medicina, no lugar da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), pois acreditamos que assim podemos proporcionar uma adaptação mais gradual dos estudantes ingressantes às metodologias ativas de ensino-aprendizagem. O resultado está sendo muito bom”, afirma Diehl. No entanto, várias dificuldades foram encontradas na implementação prática do TBL, muitas das quais poderiam ser sanadas com um aplicativo que desse apoio adequado aos professores.

Essa é a proposta da startup: desenvolver um aplicativo que diminua a carga de trabalho para os docentes ao simplificar as tarefas de planejar, aplicar e avaliar as atividades de TBL. “Se for útil para o curso de Medicina da UEL, esse aplicativo também poderá ajudar muitos outros cursos Brasil afora, por isso acreditamos que haverá interesse de muitas instituições”, diz o professor. O aplicativo, que vai se chamar EasyTBL, já está num estágio avançado de desenvolvimento – o qual será acelerado pelas verbas do Centelha.

O Programa Centelha PR está na sua segunda edição. Nesta, 1.389 empreendedores fizeram seu cadastro na plataforma; 482 ideias inovadoras foram submetidas; 200 foram aprovadas na Fase 1, 100 passaram para a Fase 2 e apenas 50, dentre elas o projeto dos professores da UEL, foram aprovadas na Fase 3, que dá direito ao fomento financeiro.

Leia também