Conecta+ promove debate e networking entre empreendedores

Evento foi realizado no anfiteatro do Cesa, na última sexta (5), e contou com mesa-redonda com relatos de trocas de experiências sobre empreendedorismo.

Desenvolvido a partir do programa Paraná Empreende Mais, o evento Conecta+, realizado na noite da última sexta-feira (5), reuniu empreendedores, pesquisadores e docentes para a troca de experiências e prospecção de novas parcerias. O evento foi realizado no anfiteatro do Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa). Na ocasião, a organização promoveu uma mesa-redonda com relatos e trocas de experiências sobre os desafios de empreender, além de um momento para networking em que os participantes puderam divulgar suas marcas através de folders e catálogos, demonstrando seus produtos ou serviços.

A mesa-redonda teve como tema “Empreendedorismo na prática: experiências e desafios” e contou com a participação de Fernanda Custodio Tardin Godoy, fundadora da Cacau Funcional, e Paulo Henrique Ferreira, CEO da Clickweb. Uma apresentação musical também foi realizada pelo Coro Tempos Dourados, da Divisão de Música da Casa de Cultura da UEL.

Pedro Flauzino, assessor na Agência de Inovação Tecnológica, ao lado dos professores Marli Verni e Daniel Barros. (Foto: André Ridão COM/UEL).

Paraná Empreende Mais

A coordenadora do programa na UEL, a docente do Departamento de Administração (Cesa) Marli Verni lembra que as universidades são parte fundamental na operacionalização do programa Paraná Empreende Mais, aprimorado pelo Governo do Paraná nos últimos anos. “É um programa muito importante tanto para as universidades, que são responsáveis pela operacionalização, quanto para o governo. As expectativas são grandes para o resultado. Agora, estamos finalizando o primeiro convênio e estamos aguardando a publicação do edital da Fundação Araucária para estabelecermos outro”, diz.

Ela conta que o programa Paraná Empreende Mais está sendo realizado em uma proposta que funciona como um grande curso formação empreendedora, funcionando de forma remota. “Teve início em maio do ano passado e vamos até o final deste mês. Nesse convênio, temos a liberdade de ofertar quantas turmas pudermos atender. Então, conseguimos atender quatro turmas. O público se manteve entre 70 e 80 participantes”, explica.

Evento contou com apresentação realizada pelo Coro Tempos Dourados, da Divisão de Música da Casa de Cultura da UEL. (Foto: André Ridão COM/UEL).

O conteúdo do curso foi dividido em quatro trilhas de conhecimento: Empreendedorismo e Gestão Comercial; Gestão de Pessoas e Controle; Gestão Financeira e Tecnologia e Inovação. Ao concluírem todas as etapas, que têm duração total de três meses, os participantes recebem o certificado de formação. Ela também lembra que a conclusão do curso é muito importante devido à obtenção de linhas de crédito das agências de fomento do estado.

“No programa, buscamos com diferentes bases de conhecimentos e trabalhamos com alunos bolsistas, profissionais já graduados e os professores que são os mentores desses alunos. Contamos com o trabalho dos professores Daniel Barros (Departamento de Economia), Cosmo Rogério de Oliveira (Departamento de Ciências Contábeis) e Lucas Araújo (Departamento de Comunicação)”, conclui.