Alunos da UEL têm protagonismo em Hackaton da ONU

Estudantes estavam nas duas equipes vencedoras da premiação, que ocorreu em Foz do Iguaçu, no domingo (2), sobre temas envolvendo sustentabilidade.

Na última segunda-feira (2), alunos da UEL foram destaque no encerramento do programa Youth Action Hub (YAH), ligado à Organização das Nações Unidas (ONU). O evento, que foi sediado no Parque Tecnológico da Itaipu – PTI, em Foz do Iguaçu, contou com a participação de 44 alunos das sete universidades estaduais do Paraná, além de membros voluntários das instituições.

Fruto de uma parceria entre a YAH e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), o programa foi realizado entre março e junho através da Universidade Virtual do Paraná (UVPR). A realização no PTI foi possível após uma articulação entre a Seti, a Usina Hidrelétrica de Itaipu – Binacional e Unioeste – Campus Foz do Iguaçu.

A YAH é uma iniciativa global sem fins lucrativos que reúne jovens de 18 a 30 anos de diversas áreas do conhecimento. O objetivo do programa é capacitar estudantes sobre a Agenda 2030 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ligados à Organização das Nações Unidas (ONU), oferecendo treinamento em políticas públicas, sustentabilidade e empreendedorismo.

O desafio no PTI fez parte da terceira etapa do programa, uma competição em formato de Hackathon que recebeu propostas de um modelo de negócio ou projeto de lei para resolução de problemas sobre o tema “Desenvolvimento de Tecnologias Sustentáveis para o Gerenciamento de Resíduos e Mitigação do Aquecimento Global”. Doze alunos da UEL participaram junto a equipes das diversas universidades estaduais paranaenses. Os estudantes foram acompanhados da professora Danielly Negrão, do Centro de Ciência da Saúde (CCS), representante da UEL no programa e parte da organização do evento.

Os participantes da terceira etapa do evento no PTI (Foto: Seti).

Ideias inovadoras

O tema discutido no Hackaton contou com duas trilhas que ofereciam soluções inovadoras e sustentáveis, sendo uma delas Empreendedorismo de Impacto. A aluna do Programa de Pós-Graduação em Química da UEL (PMDQUI-UEL) Milene Graciele de Almeida, junto a colegas da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), venceu a categoria. A ideia que conquistou o pódio tinha como objetivo montar uma associação especializada na captação de resíduos têxteis, cuja destinação final teria um ponto polo, de acordo com a região das indústrias.

Na outra trilha do curso, Políticas Públicas, conquistaram o prêmio o aluno de Direito Ian Felipe Fernandes Braziel, a estudante de Administração Maria Eduarda Siqueira Ferreira, o graduando de Jornalismo Maycon Rocha de Almeida Nascimento e a estudante de Relações Públicas Andressa Lonardoni.

Na equipe, os participantes da UEL colaboraram com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) na elaboração de uma ferramenta de medição e rastreabilidade que se guiava por meio da adição de informações sobre composição, peso e destino final dentro da cadeia de produção de embalagens plásticas. O projeto ganhou o nome de “ECO-CÓDIGO” e tinha como objetivo auxiliar no rastreamento das informações, que passariam a constar no sistema nacional de código de barras. Além disso, a equipe simulou a criação de um decreto de Lei Federal, que ajudaria na regulação do mesmo.

*Estagiária de Jornalismo na COM/UEL.