Universidade recebe projetos complementares para obras do UEL TECH

Universidade recebe projetos complementares para obras do UEL TECH

Documentos são fundamentais para a obra de reforma do prédio, atualmente utilizado pelo Sistema de Arquivos (SAUEL)

Profissionais da área de engenharia e arquitetura, egressos da UEL, entregaram nesta quinta-feira (14) os projetos complementares do novo Centro de Desenvolvimento e Inovação da UEL, chamado inicialmente de UEL TECH. O espaço ocupará o antigo prédio da Equipe Atacadista (Centro de Eventos Professor Reynaldo Ramon), com mais de 10 mil metros quadrados, localizado na confluência da PR-445 com a Rodovia Mábio Gonçalves Palhano. A entrega foi feita à reitora Marta Favaro, acompanhada pelo secretário de Inovação e da Inteligência Artificial, Alex Canziani.

Os documentos são fundamentais para a obra de reforma do prédio, atualmente utilizado pelo Sistema de Arquivos (SAUEL), responsável pela gestão de documentos e de patrimônio da Universidade. Em junho passado a equipe do escritório Spagnuolo & Biagi Arquitetura e Planejamento apresentou o projeto arquitetônico do novo Centro de Desenvolvimento e Inovação.

De acordo com a proposta, a entrada será mantida pela PR-445, que receberá um pórtico, nova fachada e guarita de segurança. O prédio terá espaço para reuniões, sala de treinamento e setor administrativo. O espaço onde hoje funciona o SAUEL deverá ser preservado. A proposta é de que a área interna tenha versatilidade, podendo ser modificada por meio de módulos, contemplando um hall interno flexível com capacidade para acomodar até 300 pessoas simultaneamente, como em um Centro de Eventos.

Reitora Marta Favaro recebeu a doação do engenheiro Alexandre Cordeiro, da Secretaria de Inovação, e do secretário Alex Canziani. Foram entregue os projetos elétricos, estrutural, hidráulico, logístico e de climatização, que detalham aspectos técnicos da obra

A equipe de egressos foi coordenada pelo engenheiro civil, Alexandre Cordeiro, que convidou 16 profissionais (engenheiros e arquitetos), todos ex-alunos ou ex-professores da UEL. Coube a essa equipe elaborar gratuitamente os projetos elétricos, estrutural, hidráulico, logístico e de climatização, que detalham aspectos técnicos da obra. O objetivo é garantir uma edificação segura, funcional e eficiente.

A partir de agora técnicos da Prefeitura do Campus Universitário (PCU) deverão elaborar as planilhas de custos, dando sequência ao processo de reforma do prédio. O secretário Alex Canziani afirmou que a elaboração dos projetos complementares e sua doação sem custos à Universidade demonstra o quanto a comunidade está disposta a colaborar com o desenvolvimento de Londrina, considerando um setor tão importante como a inovação.

A reitora Marta Favaro agradeceu o comprometimento de toda a equipe e salientou que a Universidade já deu início à desocupação da área, atualmente utilizada pelo SAUEL. “Organizamos nossa casa internamente. Há outros ganhos nesse processo todo de servir a sociedade”, declarou a reitora.

Egresso da UEL elaboraram gratuitamente os projetos elétricos, estrutural, hidráulico, logístico e de climatização

Parque Tecnológico

O Centro de Desenvolvimento e Inovação integra o Parque Tecnológico de Londrina, anunciado pelo Governo do Paraná em março passado, e representa um hub de inovação integrado à estrutura acadêmica da UEL. O parque reunirá a Agência de Inovação Tecnológica (Aintec), o Centro de Inovação Tecnológica (CIT), que está sendo construído anexo à Aintec, no Campus, e o Centro de Desenvolvimento e Inovação (batizado inicialmente de UEL TECH), que será edificado no prédio da Equipe.

O projeto completo tem investimento previsto de R$ 50 milhões, com a participação do Governo do Estado, que apoia a iniciativa através da Secretaria de Inovação e da Inteligência Artificial (SEIA), Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e da Fundação Araucária. O projeto arquitetônico do Centro de Desenvolvimento e Inovação foi custeado pela construtora A. Yoshii, parceira da UEL e do Governo no projeto. A empresa também está investindo R$ 12 milhões nas obras do Centro de Inovação Tecnológica (CIT), no Campus.

Profissionais que elaboraram os projetos complementares do UEL TECH:

– Alexandre Cordeiro, engenheiro civil
– Orion Belmiro, projetista da SEIA
– Evaristo Queiroz dos Santos, engenheiro civil
– Vitor Faustino Pereira, engenheiro civil
– Carlos Costa Branco, engenheiro civil
– Sérgio Luiz Ceola Júnior, engenheiro eletricista
– Rhian Petrin dos Santos, engenheiro civil
– Bento Ferreira, engenheiro mecânico
– César Balarotti, engenheiro civil
– Renan Salvador, engenheiro eletricista e de telecomunicações
– Fabrício Becker, arquiteto urbanista
– Cláudio Bravim, arquiteto e urbanista
– Zeca Spagnuolo, arquiteto urbanista
– Douglas Marin Abe, arquiteto urbanista
– Rodrigo Biagi, arquiteto urbanista
– Otávio Gomes, secretário de obras de Londrina, arquiteto e urbanista
– Jolise Mazzari Gabriel, arquiteta e urbanista

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.