Universidade recebe projetos complementares para obras do UEL TECH
Universidade recebe projetos complementares para obras do UEL TECH
Documentos são fundamentais para a obra de reforma do prédio, atualmente utilizado pelo Sistema de Arquivos (SAUEL)Profissionais da área de engenharia e arquitetura, egressos da UEL, entregaram nesta quinta-feira (14) os projetos complementares do novo Centro de Desenvolvimento e Inovação da UEL, chamado inicialmente de UEL TECH. O espaço ocupará o antigo prédio da Equipe Atacadista (Centro de Eventos Professor Reynaldo Ramon), com mais de 10 mil metros quadrados, localizado na confluência da PR-445 com a Rodovia Mábio Gonçalves Palhano. A entrega foi feita à reitora Marta Favaro, acompanhada pelo secretário de Inovação e da Inteligência Artificial, Alex Canziani.
Os documentos são fundamentais para a obra de reforma do prédio, atualmente utilizado pelo Sistema de Arquivos (SAUEL), responsável pela gestão de documentos e de patrimônio da Universidade. Em junho passado a equipe do escritório Spagnuolo & Biagi Arquitetura e Planejamento apresentou o projeto arquitetônico do novo Centro de Desenvolvimento e Inovação.
De acordo com a proposta, a entrada será mantida pela PR-445, que receberá um pórtico, nova fachada e guarita de segurança. O prédio terá espaço para reuniões, sala de treinamento e setor administrativo. O espaço onde hoje funciona o SAUEL deverá ser preservado. A proposta é de que a área interna tenha versatilidade, podendo ser modificada por meio de módulos, contemplando um hall interno flexível com capacidade para acomodar até 300 pessoas simultaneamente, como em um Centro de Eventos.

A equipe de egressos foi coordenada pelo engenheiro civil, Alexandre Cordeiro, que convidou 16 profissionais (engenheiros e arquitetos), todos ex-alunos ou ex-professores da UEL. Coube a essa equipe elaborar gratuitamente os projetos elétricos, estrutural, hidráulico, logístico e de climatização, que detalham aspectos técnicos da obra. O objetivo é garantir uma edificação segura, funcional e eficiente.
A partir de agora técnicos da Prefeitura do Campus Universitário (PCU) deverão elaborar as planilhas de custos, dando sequência ao processo de reforma do prédio. O secretário Alex Canziani afirmou que a elaboração dos projetos complementares e sua doação sem custos à Universidade demonstra o quanto a comunidade está disposta a colaborar com o desenvolvimento de Londrina, considerando um setor tão importante como a inovação.
A reitora Marta Favaro agradeceu o comprometimento de toda a equipe e salientou que a Universidade já deu início à desocupação da área, atualmente utilizada pelo SAUEL. “Organizamos nossa casa internamente. Há outros ganhos nesse processo todo de servir a sociedade”, declarou a reitora.

Parque Tecnológico
O Centro de Desenvolvimento e Inovação integra o Parque Tecnológico de Londrina, anunciado pelo Governo do Paraná em março passado, e representa um hub de inovação integrado à estrutura acadêmica da UEL. O parque reunirá a Agência de Inovação Tecnológica (Aintec), o Centro de Inovação Tecnológica (CIT), que está sendo construído anexo à Aintec, no Campus, e o Centro de Desenvolvimento e Inovação (batizado inicialmente de UEL TECH), que será edificado no prédio da Equipe.
O projeto completo tem investimento previsto de R$ 50 milhões, com a participação do Governo do Estado, que apoia a iniciativa através da Secretaria de Inovação e da Inteligência Artificial (SEIA), Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e da Fundação Araucária. O projeto arquitetônico do Centro de Desenvolvimento e Inovação foi custeado pela construtora A. Yoshii, parceira da UEL e do Governo no projeto. A empresa também está investindo R$ 12 milhões nas obras do Centro de Inovação Tecnológica (CIT), no Campus.
Profissionais que elaboraram os projetos complementares do UEL TECH:
– Alexandre Cordeiro, engenheiro civil
– Orion Belmiro, projetista da SEIA
– Evaristo Queiroz dos Santos, engenheiro civil
– Vitor Faustino Pereira, engenheiro civil
– Carlos Costa Branco, engenheiro civil
– Sérgio Luiz Ceola Júnior, engenheiro eletricista
– Rhian Petrin dos Santos, engenheiro civil
– Bento Ferreira, engenheiro mecânico
– César Balarotti, engenheiro civil
– Renan Salvador, engenheiro eletricista e de telecomunicações
– Fabrício Becker, arquiteto urbanista
– Cláudio Bravim, arquiteto e urbanista
– Zeca Spagnuolo, arquiteto urbanista
– Douglas Marin Abe, arquiteto urbanista
– Rodrigo Biagi, arquiteto urbanista
– Otávio Gomes, secretário de obras de Londrina, arquiteto e urbanista
– Jolise Mazzari Gabriel, arquiteta e urbanista