Conselho de Administração aprova metodologia e cronograma para elaboração do PDI 2023-2027

Grupo também aprovou metodologia que será usada na elaboração do documento que terá validade até 2027.

O Conselho de Administração (CA) da UEL aprovou, nesta quarta-feira (24), a prorrogação da vigência do atual Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) até 30 de setembro do próximo ano. Na mesma reunião, os conselheiros também aprovaram a metodologia que será utilizada pela equipe da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) para refazer e atualizar o novo PDI que deverá ter validade até 2027.

O PDI tem como objetivo apontar diretrizes estratégicas e orientar o processo de gestão a curto, médio e longo prazos e a relação da Universidade com Londrina e o desenvolvimento regional, e com o sistema educacional do Paraná. O plano também prevê a abrangência da UEL com setores como Saúde e Cultura. O último PDI da UEL foi aprovado em junho de 2016, com previsão de avaliação das metas e ações a cada dois anos. Segundo a reitora, Marta Favaro, a dilação do prazo para a confecção e aprovação de um novo PDI possibilitará a estruturação de um trabalho sustentado, que apontará soluções e caminhos concretos para a Universidade.

Ela ressaltou que será necessário ouvir a comunidade interna e externa quanto às diretrizes apresentadas, considerando que o documento terá uma amplitude importante, vislumbrando o cenário dos próximos quatro anos. “A partir de agora temos um cronograma de trabalho e um desafio de realizar uma construção coletiva, que deverá envolver toda a comunidade universitária”, ressaltou a reitora.

O pró-reitor de Proplan, Sérgio Carvalho, explicou que o novo PDI será construído pela equipe da Diretoria de Avaliação e Acompanhamento Institucional da Pró-Reitoria e exigirá um esforço conjunto, adotando a metodologia estabelecida pela Rede Federal de Educação, que agrega 110 Instituições de Ensino Superior e oferece a Plataforma ForPDI para elaboração, monitoramento e gestão de documentos.

Metodologia

Segundo a diretora de Avaliação e Informação Institucional da Proplan, Valdete de Oliveira Mrtvi, o processo de elaboração do PDI UEL 2023-2027 está sustentado em uma metodologia que prevê a documentação e a organização de onze eixos temáticos em quatro macroetapas. A primeira macroetapa, denominada de Atividades Preparatórias para a Elaboração do PDI, contempla o Eixo Temático I (Perfil Institucional). A segunda, denominada Atividades de Diagnóstico para a Elaboração do PDI, reúne os Eixos Temáticos II (Projeto Pedagógico Institucional), III (Cronograma de Implantação e Desenvolvimento da Instituição e dos Cursos), IV (Perfil do Corpo Docente), V (Perfil do Corpo Técnico-Administrativo).

Essa macroetapa contempla também o eixo VI (Organização Administrativa), VII (Política de Atendimento aos Discentes), VIII (Infraestrutura), IX (Avaliação e Acompanhamento do Desenvolvimento Institucional) e X (Gestão Financeira e Orçamentária). A terceira macroetapa, denominada de Atividades de Planejamento da Elaboração do PDI, contém o Eixo Temático XI (Processo de Monitoramento, Controle e Revisão do PDI). A quarta macroetapa, denominada de Atividades de Execução e Gestão do PDI, envolve a construção de alguns documentos que orientarão institucionalmente o acompanhamento e o monitoramento do Desenvolvimento da UEL entre 2023 e 2027.

Dentre os inúmeros resultados ofertados pelo PDI destaca-se uma série de documentos institucionais que serão entregues com a publicação do documento – Plano de Trabalho das Equipes Responsáveis, Planejamento de Comunicação e Processo de Elaboração do PDI, Projeto Pedagógico Institucional, Relatório de Autoavaliação Institucional, Análise SWOT – construindo cenários e consolidando necessidades; Planejamento das Ações de Recursos Humanos, Planejamento das Ações de Infraestrutura Física, Planejamento do Processo de Controle do PDI, Plano para Gestão de Riscos, Plano de Gerenciamento do Projeto, Estrutura Analítica do Projeto, Estruturação da Política de Comunicação do PDI e Diretrizes para Controle dos Custos e das Fontes de Receita. “Neste sentido, por meio do PDI UEL 2023-2027, serão disponibilizados 14 documentos institucionais que subsidiarão a gestão da universidade para os próximos cinco anos”, explica Valdete.

Todo o processo de elaboração e resultados esperados serão respaldados por técnicas modernas de consulta à comunidade universitária e à comunidade externa. Instrumentos digitais seguros garantirão que qualquer membro da comunidade universitária e da comunidade externa contribua ativamente com a elaboração do PDI UEL 2023-2027.

Paralelo à consulta, todas as instâncias que compõem a estrutura da UEL e instituições externas de fundamental importância para a universidade serão convocadas a contribuir formalmente com o processo de elaboração do PDI. “O uso de tecnologias inovadoras permitirá, portanto, ampla participação da comunidade universitária, atuação de grupos formais internos e externos e uma íntima aproximação da comunidade com a qual a UEL convive cotidianamente”, encerra a diretora.