Mês da Consciência Negra concede honraria máxima à Dona Vilma, Yá Mukumby

Mês da Consciência Negra concede honraria máxima à Dona Vilma, Yá Mukumby

Atividade está inserida nas comemorações do Mês da Consciência Negra na UEL. Feriado é comemorado em 20 de novembro.

O Conselho Universitário da UEL entrega, no dia 18 de novembro, o título de Doutor Honoris Causa para a liderança negra de Londrina Vilma Santos de Oliveira, a Yá Mukumby, falecida em 2013. A homenagem integra a programação do Mês da Consciência Negra, que reúne diversas atividades durante o mês de novembro. Dona Vilma, como também era conhecida, foi a primeira mulher negra a receber a honraria da UEL.

De acordo com a Resolução 087/2022, que oficializa a entrega do título, Dona Vilma foi uma personalidade de destaque para Londrina e para a UEL. Lutou para que a juventude negra tivesse acesso à Universidade pública, gratuita e de qualidade e pelas políticas de ações afirmativas, dentre elas as cotas raciais, implantadas em 2005 na Universidade. A atuação na sociedade se deu nos mais diversos espaços: acadêmico, cultural, religioso e de militância. Ela foi presidente do Conselho Municipal da Comunidade Negra, membra do Conselho Municipal para a Promoção da Igualdade Racial, vice-presidente do Movimento Negro de Londrina e membra da Comissão de Homologação de Cotas para Negros da UEL.

Segundo a professora Marleide Rodrigues da Silva Perrude, coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB), a homenagem a Dona Vilma e toda a programação do Mês da Consciência Negra convergem para a campanha institucional “UEL na luta contra o racismo”.

“A aprovação unânime do Conselho Universitário e a concessão do título expressam o reconhecimento da Universidade a uma personalidade, uma liderança negra, que atuou dentro e fora da instituição. A luta institucional da UEL, de combate ao racismo, dialoga com o legado de ações antirracistas, de luta pelas cotas raciais e garantia ao acesso e permanência na Universidade, pela qual lutou Dona Vilma. A homenagem a ela ressalta isso e fortalece nosso trabalho e nosso compromisso contra o racismo”, afirma.

Dona Vilma, a Ya Mukumby, foi uma importante liderança do movimento negro em Londrina. Faleceu em 2013 (Arquivo)

Marleide lembra que a comunidade universitária testemunhou a presença da Dona Vilma na UEL, com atuação em diversos projetos de extensão, que norteavam o diálogo entre a instituição e as comunidades da periferia de Londrina. “A Universidade foi provocada por ela e pela sua luta incansável. Se estivesse viva, estaria participando das reuniões, estaria com aqui a gente”, conta.

O título de Doutor Honoris Causa é concedido pelas universidades a personalidades que se destacam pela atuação em determinada área, por mérito e atitudes importantes. Nos 51 anos de história, a UEL homenageou 16 pessoas notáveis da sociedade. Todos os títulos já concedidos pela Universidade estão listados na página dos Conselhos.

Homenagem

A entrega do título de Doutora Honoris Causa a Dona Vilma será dia 18 de novembro, a partir das 19h, no Cine Teatro Ouro Verde. Primeiramente, os convidados serão acolhidos em frente ao Cine Teatro pelo grupo Capoeira e Boi. A cerimônia começa às 20h e reunirá diversas lideranças, além de familiares e amigos. O título será recebido pelos filhos de Dona Vilma Santos de Oliveira.

Apesar do evento ser institucional, Marleide é categórica ao afirmar que “o evento é para o povo”, considerando que Dona Vilma dialogava com todos. Por este motivo, a cerimônia é aberta e voltada para toda a comunidade londrinense.

Na mesma linha, Maria de Fátima Beraldo, membra do Movimento Negro e uma das organizadoras desse evento, afirma que “realizar essa cerimônia é homenagear todas as pessoas da sociedade”. Ela conviveu com Dona Vilma durante muitos anos e diz que o evento vai agregar muitos públicos, justamente para honrar a memória de Yá Mukumby.

“A Dona Vilma conseguia agregar os vários setores da cidade, não só a comunidade negra, mas todas as pessoas. Ela conseguia estabelecer essa relação de diálogo em todos os níveis e setores, seja no âmbito político e econômico ou na periferia”, afirma Fátima.

Sede do Neab, na UEL. Café comemorativo será a partir das 16h30, no dia 25 de julho.
Casa do Neab dedicada à memória da líder do movimento negro na UEL (Arquivo)

Além da homenagem, serão realizadas apresentações artístico-culturais, com o rapper Leandro Palmeira, os sambistas Braguinha e Luisa Braga, as cantoras Silva Borba e Cecília Bandeira, o grupo Maracatu Semente de Angola e a Associação dos Ogãns de Londrina.

Os ingressos para a cerimônia podem ser retirados na sede do Neab, no Campus Universitário, até quarta-feira (16), das 8h30 às 12h e das 14h às 18h. Depois desta data, os convites estarão na bilheteria do Cine Teatro Ouro Verde (Rua Maranhão, nº 85, Centro).

Programação

Durante o mês de novembro, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab), em conjunto com diversos setores da UEL, realiza encontros, rodas de conversa e atividades culturais. Confira abaixo:

A professora Marleide destaca o evento a “Semana da Consciência Negra: o legado de Dona Vilma Yá Mukumby”, que será realizada de 11 a 20 de novembro. A abertura iniciará com o Café Intercultural e Sarau, na sexta-feira (11), às 17h30 – uma tarde festiva para marcar o mês e celebrar Yá Mukumby, que dá nome à sede do Neab. O evento é realizado em conjunto com a Assessoria de Relações Internacionais (ARI), Serviço de Bem-estar à Comunidade (Sebec) e o Projeto Entretons.

Confira abaixo as atividades da Semana da Consciência Negra:

16/11 – 9h – Roda de conversa – Religiões de Matriz Africana e Dona Vilma – virtual na plataforma do Youtube no canal do Neab. Convidados: Ialorixá Claudia Ikandayô, Ogãn Welisson Vieira de Aguiar e Bàbá Bílòjò. Mediação da professora Jamile Carla Baptista, do Departamento de Ciências Sociais (CLCH);

16/11 – 19h – Roda de conversa – Yá Mukumby Vive: ações afirmativas na UEL – Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa). Convidados: estudantes da UEL. Coordenação da professora Andréa Pires Rocha, do Departamento de Serviço Social (Cesa), e do estudante João Gabriel Gonçalves, do curso de História, ambos do projeto Aquilombando a Universidade;

17/11 – 9h – Mesa redonda – Políticas de Ações Afirmativas na UEL: o legado de Dona Vilma – virtual na plataforma do Youtube no canal do Neab. Convidados: Jairo Pacheco, professor do Departamento de História; Ligia Lumina Pupatto, ex-reitora da UEL; e Luisa Braga, membra do Movimento Cultural. Mediação da professora Marleide Rodrigues da Silva Perrude e de Aline Cristina Bandeira de Oliveira;

17/11 – 19h30 – Mesa redonda – Yá Mukumby e militância negra – Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa). Convidados: Joaquim Braga e Dona Ilda de Oliveira, ambos do Movimento Negro. Mediação de Maria de Fátima Beraldo, gestora de Promoção da Igualdade Racial de Londrina e membra do Movimento Negro.

18/11 – 19h – Entrega do título Doutora Honoris Causa à Sra. Vilma Santos de Oliveira – Yá Mukumby. (In Memorian) – Cine Teatro Universitário Ouro Verde.

Como encerramento das homenagens a Dona Vilma, no dia 20 de novembro, em que se comemora o Dia da Consciência Negra, será realizado o projeto “Quizomba: samba e outros batuques”, com edição especial de aniversário de 17 anos. As atividades culturais têm início às 15h, na Praça da Vila Brasil (Rua Argentina, próximo ao número 693, Vila Larsen 1). A realização é em parceria com a Vila Cultural Alma Brasil e o Maracatu Semente de Angola.

A programação do Mês da Consciência Negra segue até dia 30 de novembro. Todas as atividades serão publicadas no perfil do Neab.

Leia também