Resolução suspende calendário acadêmico. Serviços essenciais da UEL estão mantidos

Foram mantidas atividades no EAAJ, de mobilidade acadêmica, internatos, entre outras. Calendário de pós-graduação segue mantido.

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEL aprovou, dia 19, a suspensão do calendário acadêmico de graduação, com algumas excepcionalidades que envolvem atividades acadêmicas da última série ou do último ano dos cursos. A partir da definição, foi publicada a Resolução 034/2023 do Cepe, que disciplina a suspensão e passou a vigorar na segunda-feira (22). Informações sobre os serviços essenciais e atividades administrativas podem ser conferidas no final da matéria.

O documento determina garantir, de acordo com os projetos pedagógicos de cada curso, a integralidade da carga horária, dos conteúdos programáticos e demais atividades acadêmicas do período anterior à suspensão do calendário acadêmico do ano letivo de 2022.

Diversas atividades, porém, foram mantidas, em função de sua natureza. São elas:

• Mobilidade acadêmica nacionais e internacionais, incluindo a recepção e o envio dos estudantes de graduação;
  • Estágio curricular obrigatório do Curso de Direito, desenvolvido no Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos (EAAJ) da UEL;
  • Supervisão do internato do curso de Medicina das especialidades com atuação nas unidades onde os estudantes estão estagiando.

Novas datas foram estabelecidas, conforme a resolução do Cepe, para o final do ano letivo do último ano dos cursos de graduação. O término das aulas regulares passa a ser 15 de junho e o período de exame final das atividades acadêmicas, de 20 a 22 de junho. Já as datas de solenidade de colação de Grau seguem como previsto no calendário: entre 2 e 4 de agosto.

Os calendários da pós-graduação stricto (Mestrado e Doutorado) e lato sensu (Especialização e Residência) foram mantidos.

Atividades e prazos

Para estudantes regulares da Universidade, o prazo de renovação de matrícula segue até 2 de junho, no Portal do Estudante. Os estágios não curriculares também continuam, com suspensão somente dos estágios curriculares obrigatórios para os anos iniciais dos cursos. Além disso, bolsistas de projetos de extensão e de pesquisa podem continuar com atividades, conforme orientação dos coordenadores.

Para os novos estudantes, aprovados no último vestibular, o Calendário do Vestibular 2023, com data das convocações e pré-matrículas, está mantido como definido pela Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops). Outras informações sobre as atividades acadêmicas podem ser consultadas juntos aos colegiados dos cursos de graduação.

Serviços essenciais não param

Como parte das aulas continua e o calendário da pós-graduação não foi alterado, os serviços essenciais da Universidade estão funcionando normalmente. São os casos do Restaurante Universitário (RU), Moradia Estudantil, Hospital Universitário (HU), Hospital Veterinário (HV), Clínica Odontológica Universitária (COU), Clínica Psicológica e Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos (EAAJ). Mais informações sobre o funcionamento poderão ser consultadas nos sites das respectivas unidades.

Os setores administrativos da instituição também seguem em atendimento à comunidade interna e externa.