Compromissos institucionais movimentam agenda da Reunião Anual da SBPC
Compromissos institucionais movimentam agenda da Reunião Anual da SBPC
Representantes das universidades estaduais e do Governo do Paraná participam de extensa agenda de trabalho.Além da programação de cursos, palestras e a exposição de projetos, os primeiros dias da 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) também ficarão marcados por uma extensa agenda de compromissos envolvendo representantes das universidades estaduais e o Governo do Paraná. Entre os dias 23 e 29 de julho, a capital dos paranaenses se torna, também, a capital da ciência no País, reunindo milhares de estudantes, pesquisadores e autoridades para o debate sobre os rumos da pesquisa científica e da inovação tecnológica.
A terça-feira (25) foi bastante movimentada especialmente para os pró-reitores das sete Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES), que tiveram a oportunidade de realizar reuniões de trabalho presenciais e debaterem demandas cujo avanço dependem de organização e esforços conjuntos.
O primeiro compromisso neste sentido foi na manhã desta terça-feira (25) e envolveu a equipe da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Proppg) da UEL. Estiveram presentes a pró-reitora, Silvia Meletti, e o diretor de Pesquisa e Pós-graduação, Eduardo José Araújo.
Eventos
Dedicados à definição das ações que irão ser realizadas nos eventos científicos do segundo semestre de 2023, os pró-reitores de Extensão do Paraná também estiveram reunidos no campus Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), sede da Reunião Anual da SBPC. Isso porque ao menos dois grandes eventos já têm data e local marcados, destaca a pró-reitora de Extensão, Cultura e Sociedade da UEL, Zilda Andrade.
O próximo evento que irá envolver as sete estaduais é o 41º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (Seurs), que será realizado entre os dias 25 e 27 de outubro na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), reunindo as instituições participantes do Fórum de Pró-Reitoras e Pró-Reitores das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forpproex), dos estados do Sul. Em seguida, entre os dias 7 e 10 de novembro, a UEL irá sediar outro grande encontro científico: a 20ª edição da Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – Paraná Faz Ciência, cujo lançamento ocorreu nesta segunda-feira.
“Existem definições que passam sempre pela discussão conjunta e iniciativas que começam em uma universidade e são replicadas por outras, por exemplo. Estes encontros são ótimas oportunidades de fazermos encaminhamentos, planejamentos e desenvolvermos novas ações”, diz Andrade.
Permanência estudantil
A reunião do Fórum Permanente dos Pró-reitores de Graduação das Universidade Estaduais do Paraná (Progrades), na tarde desta terça-feira (25), foi outro compromisso importante, contando com a presença dos pró-reitores de graduação das sete universidades estaduais do Paraná. Presidido pela pró-reitora de Graduação da Universidade Estadual de Londrina, Ana Márcia Fernandes Tucci de Carvalho, o Fórum realiza reuniões de trabalho para a discussão de temas sensíveis aos graduandos do estado, colocando estas demandas em pauta a
“O assunto que nós temos discutido já há algum tempo com a Seti foi retomado na reunião de hoje. É uma questão já há algum tempo preocupa a todas as universidades, que é uma questão voltada à permanência e à conclusão do curso de graduação. Nos preocupamos com o ciclo completo da formação do ensino superior, e quais são as ações que podemos fazer enquanto instituição, ações coletivas para fortalecimento desta permanência”, explica a pró-reitora.
Ela lembra que também estiveram presentes o secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, o coordenador geral de Ensino Superior, Pesquisa e Extensão da Seti, Fabiano Costa, e a coordenadora da Universidade Virtual do Paraná (UVPR), Maria Aparecida Crissi Knuppel.
Ao mesmo tempo, este e outros temas importantes também foram colocados em pauta em uma reunião que contou com a presença da reitora da UEL, Marta Favaro, representantes da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp), da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e a diretora-geral da Secretaria da Fazenda (Sefa), Márcia Cristina do Valle.