Comunidade universitária ganha acesso ao conteúdo digital da Folha de Londrina

Parceria garante acesso a estudantes, servidores e professores ao conteúdo digital do jornal a partir desta quarta (2), pelo prazo de um ano.

Estudantes de graduação e pós-graduação da UEL, além de docentes e servidores técnico-administrativos, poderão contar, a partir desta quarta-feira (2), com a gratuidade no acesso ao conteúdo digital do jornal Folha de Londrina. O acesso é fruto de uma parceria cuja cerimônia de lançamento e assinatura do contrato será realizada na manhã desta quarta-feira (2), às 10h, na Sala dos Conselhos da Universidade Estadual de Londrina.

Por meio da parceria, explica a coordenadora de Comunicação Social (COM) da UEL, Beatriz Botelho, estudantes de graduação, pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado), servidores e docentes poderão contar com o benefício por um ano. Dessa forma, a comunidade universitária passa a ter acesso gratuito às reportagens, artigos de opinião, acervo digital e demais conteúdos e produtos digitais, e aos temas pautados pela sua relevância social que atravessam as áreas de economia, mercado de trabalho, saúde, ciência e tecnologia, cultura, esporte, política, agricultura e cidades.

De acordo com a chefe de redação da Folha de Londrina, Adriana de Cunto, a ação faz parte do projeto “Folha nas Universidades”, que tem o propósito de democratizar a informação e levar conteúdo de qualidade, produzido por jornalistas profissionais, ao público universitário. Outro objetivo fundamental do projeto é combater a desinformação.

Exposição com ilustrações, charges e desenhos da Folha de Londrina fica disponível ao público de 16 de maio a 16 de junho, na Sala dos Consulentes (CLCH).
Jornal criado em 1948 é o maior jornal de circulação impressa do Paraná na atualidade (Arquivo)

“O Folha nas Universidades vem se juntar ao projeto Cidadania, que visa estimular o hábito de leitura de jornais nas novas gerações. O Cidadania, que está chegando ao aniversário de 30 anos, leva o jornal impresso para a sala de aula do 5º ano das escolas municipais e propõe aos professores atividades para serem realizadas com os alunos utilizando o jornal”, explica.

Ela também explica que a comunidade de professores e alunos terá acesso irrestrito ao conteúdo do site da Folha de Londrina e à edição digital do jornal em seu formato E-paper. No computador, tablet ou no celular (por meio de aplicativo), será possível ver e ler todos os dias uma réplica do jornal impresso. Por meio da parceria, também será concedido o acesso ao acervo digital do jornal, conteúdo que ajuda a contar a história de toda a região de Londrina, bem como às reportagens do Especial Transmídia e aos conteúdos do FolhaCast (canal de podcast da Folha de Londrina).

Outra vantagem da parceria, explica a chefe de redação, é que a comunidade universitária passa a fazer parte do Clube de Assinantes da Folha de Londrina, que concede descontos especiais a serviços de lazer, saúde, compras, educação, entre outros. A parceria que será assinada na manhã desta quarta-feira é um novo passo de uma aproximação institucional que prevê o fortalecimento de interesses coletivos e que ganhou corpo com a doação do acervo ao Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica (NDPH) e com a Vestiba Fest, evento que marcou a divulgação da lista de aprovados no Vestibular UEL 2023, no Aterro do Lago Igapó, em maio.