Evento marca assinatura de parceria entre UEL e Folha de Londrina

Estudantes, docentes e servidores da Universidade terão acesso por um ano a conteúdo digital do jornal, o maior periódico do Paraná.

A Universidade Estadual de Londrina lançou, na manhã desta quarta-feira (2), uma parceria que prevê conceder à comunidade universitária acesso gratuito a todo o conteúdo veiculado nas plataformas digitais do jornal Folha de Londrina, bem como o acesso aos benefícios do Clube do Assinante Folha. A cerimônia foi realizada na Sala dos Conselhos da UEL e contou com a presença de membros da administração e da diretoria da Folha de Londrina, que assinaram o contrato válido por um ano.

Em seu pronunciamento, a reitora da Universidade, Marta Favaro, agradeceu à presença e ao trabalho das equipes que colaboram com a concretização da parceria, tais como a Procuradoria Jurídica Universitária (PJU), Coordenadoria de Comunicação Social (COM) e Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex), além da Rádio UEL e TV UEL. Em seguida, também destacou que a ação é fundamental para a difusão do conhecimento entre estudantes de graduação e pós-graduação, especialmente quando do início da sua trajetória profissional.

Outro aspecto positivo da parceria, destacou a reitora, é a sua capacidade de fortalecer o ambiente de combate à desinformação. “Estamos em um momento em que precisamos muito dessa parceria, um jornalismo responsável e ético e que consiga enxergar e mostrar a potência da universidade, porque nem todos conseguem nos ver. A relação com a comunicação e com um veículo tão importante quanto a Folha de Londrina é fundamental para que a Universidade se fortaleça”, disse a reitora Marta Favaro.

UELFolhacapa
UELFolhacapa2
UELFolhacapa3
UELFolhacapa4
UELFolhacapa5

Acesso

A partir desta quarta, estudantes de graduação e pós-graduação, além de docentes e servidores técnico-administrativos podem realizar o cadastro no site utilizando o e-mail da UEL. Basta clicar na aba “Parceria Universidades” e acessar o link de acesso que será enviado no e-mail.

A comunidade universitária passa a ter os mesmos benefícios dos assinantes do conteúdo digital da Folha de Londrina, tais como o acesso irrestrito e sem anúncios publicitários a todo conteúdo, além das vantagens do Clube do Assinante Folha. Programa de benefícios criado pela Folha, o Clube do Assinante conta com 235 empresas cadastradas, sendo 55 de Londrina, garantindo descontos em produtos e serviços.

UEL e Folha de Londrina: conhecimento para fortalecer a democracia

Controlador da Folha de Londrina, Paulo Sérgio da Silva lembrou que o jornal exerce desde 1948 o papel de observador do desenvolvimento social de toda região de Londrina, e que a relação com a UEL tem tudo para ser muito benéfica para a sociedade.

A chefe de redação da Folha, Adriana de Cunto destacou que assinar e ler diariamente um jornal “é um símbolo forte da cidadania e da resistência a qualquer tipo de pensamento autoritário e antidemocrático”, destacou. “Não é à toa que o primeiro movimento de um governo autoritário é atacar fortemente o jornalismo e seus profissionais. Então, por isso, agradecemos muito a oportunidade desta parceria, de estarmos em contato com o público jovem e plural, e que esperamos que esse encontro seja o início de outros projetos”, afirmou.

Também estiveram presentes o gerente de Assinaturas da Folha, Alexandre Felipe, os editores Diego Prazeres (Política), Fernando Faro (Geral), Célia Musilli (Cultura), Lucília Okamura (Cidades), docentes da UEL que atuam como colunistas – Silvio Demétrio (Comunicação) e Marco Rossi (Ciências Sociais) -, e professores que se colocam à disposição para analisar a conjuntura política, como Clodomiro Bannwart e Elve Cenci (ambos da Filosofia). Também esteve presente o professor do Departamento de História, Marco Antonio Neves Soares, que atuou no processo de construção da parceria. O professor Lucas Vieira de Araújo (Comunicação) e o ex-professor da UEL Marcos Rambalducci (Ciências Econômicas) também assinam artigos de opinião no time de colunistas na Folha de Londrina.