Programa de Formação de Estudante Empreendedor inicia para 475 bolsistas

Programa tem o objetivo de apoiar financeiramente estudantes de graduação promover a atuação nos campos tecnológico e empresarial, além de evitar a evasão escolar.

Centenas de estudantes de graduação da UEL participaram na noite desta segunda-feira (4) do lançamento do Programa de Formação de Estudante Empreendedor (PFEE), no Anfiteatro Cyro Grossi (CCB). A cerimônia marcou o início das atividades dos 475 bolsistas selecionados para o Programa, que tem o objetivo de apoiar financeiramente estudantes com perfil para o empreendedorismo, promover a atuação nos campos tecnológico e empresarial, além de evitar a evasão escolar.

Para a reitora da UEL, Marta Favaro, esta é uma importante ação para permanência dos estudantes na graduação e visa, inclusive, ações para o empreendedorismo social. “É um novo desafio para a Universidade manter um programa tão grande como este e queremos que ele se estenda por muitos anos, para contribuir com a permanência de milhares dos nossos estudantes”, disse. Durante um ano, eles receberão bolsa mensal de R$500, e deverão acompanhar cursos e eventos ofertados pela Universidade Virtual do Paraná (UVPR) e, ao final da experiência, entregar um relatório.

Segundo o coordenador do Programa na UEL, José Miguel Arias Neto, fazer uma seleção como esta, que envolveu muitos servidores da UEL e de setores diversos, foi desafiador. “Ver este anfiteatro cheio é concretização de todo trabalho, é gratificante, e sabemos que será de grande contribuição”, destaca.

Centenas de estudantes de graduação da UEL participaram do lançamento do Programa. (Foto: Beatriz Botelho COM/UEL).

PFEE é uma realização do Governo do Estado do Paraná vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e organizada pela UEL, por meio do Serviço de Bem-Estar à Comunidade (Sebec) e pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).

A cerimônia contou com as presenças da pró-reitora de Graduação, Ana Marcia Tucci de Carvalho, e da psicóloga Carla Pagnassim, representando a diretora do Sebec, Angela Maria de Souza Lima. De forma virtual, participaram a coordenadora da UVPR, Maria Aparecida Crissi Knuppel; e o diretor de Ensino Superior da Seti, Osmar Ambrosio de Souza.