III Ciclo de Debates Antirracistas foca na formação continuada

As atividades serão realizadas nesta quarta (20) e quinta (21) e são fruto de uma parceria firmada entre a Universidade e Secretaria de Educação.

Entre os dias 20 e 21 de março, a Universidade Estadual de Londrina sediará o III Ciclo de Debates “Educação das relações étnico-raciais: perspectivas, proposições e desafios na formação docente”. As atividades do Ciclo são resultado de uma parceria firmada em fevereiro entre a UEL e a Prefeitura Municipal de Londrina, via Secretaria Municipal de Educação, voltada à formação continuada de professores da rede básica a respeito da temática antirracista.

As atividades do Ciclo incluem Grupos de Trabalho (GTs) no primeiro dia e uma mesa redonda no segundo dia sobre a construção de processos formativos antirracistas. A escolha da data, 21 de março, remete ao Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. O evento faz parte da Campanha UEL na Luta Contra o Racismo. Os interessados em participar podem realizar a inscrição pelo link.

Para os GTs, que serão ministrados no Laboratório Escola de Pós-Graduação (Labesc), são esperados mais de 400 participantes entre professores da SME e do Núcleo Regional de Educação, técnicos da rede socioassistencial de municípios, além da comunidade interna da UEL e demais interessados.

Já para a roda de conversa, que será realizada no Anfiteatro do Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa), são esperados aproximadamente 200 participantes. Para o encontro, também está programada a participação das promotoras do Ministério Público do Paraná (MPPR) Susana Broglia Lacerda e Amanda Ribeiro dos Santos, do representante do Conselho de Promoção da Igualdade Racial de Londrina (CMPIR) Babá Bilojo Michael dos Santos Mendes e da professora da Escola Estadual Indígena Yvy Porã, no Território Indígena Pinhalzinho Tomazina, Géssica Francielle Nunes de Paula.

História e Cultura Afro-Brasileira

A organização informa que, entre os temas que serão abordados, está a implementação e a efetivação da Lei nº 10.639/2003, que altera uma lei de 1996 e que inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”. Posteriormente ampliada pela Lei nº 11.645/2008, as diretrizes também incluem no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Indígena”.

As preocupações destas leis, além de reparar uma dívida histórica, visam coibir as práticas de violência contra negros e indígenas. Os organizadores afirmam que este tema tem sido recorrente nas escolas e, por isso, a necessidade de qualificar profissionais da educação é crescente.

O III Ciclo de Debates é uma promoção da Universidade Estadual de Londrina, Governo do Estado, Fundação Araucária (FA) e Prefeitura Municipal de Londrina (PML). Conta com apoio do Sebec, Proex, ProPPG, Prograd, ARI, Programa de Pós-Graduação em História Social (PPGHS) e Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab).

Confira a programação do evento abaixo:

Divulgação.

*Estagiário de Jornalismo na COM/UEL.