Homenagem à ex-reitora da UEL evidencia integração entre Londrina e a academia

Homenagem à ex-reitora da UEL evidencia integração entre Londrina e a academia

Sessão foi prestigiada por diversas autoridades e por três ex-reitores (João Carlos Thonson, Lygia Pupatto e Nádina Moreno),

A ex-reitora da UEL (gestão 2014-2018) professora Berenice Quinzani Jordão foi homenageada com o título de Cidadã Honorária do município de Londrina, nesta sexta-feira (29), durante cerimônia realizada no gabinete da presidência da Câmara de Vereadores, na presença de amigos, professores e agentes universitários. A sessão foi prestigiada por diversas autoridades como o vice-prefeito de Londrina, João Mendonça, a reitora da UEL, Marta Favaro, e por três ex-reitores (João Carlos Thomson, Lygia Pupatto e Nádina Moreno), além da vereadora Professora Sônia Gimenez, propositora da homenagem, do 2º secretário da casa, vereador Beto Cambará.

A outorga de uma das maiores honrarias do município evidencia a integração entre a Universidade e a cidade. Antes da professora Berenice, mais recentemente outros membros da comunidade universitária foram reconhecidos pelo município, como o neurologista e professor, Damacio Ramón Kaimen-Maciel, o ex-reitor João Carlos Thomson e a ex-diretora superintendente do Hospital Universitário (HU) da UEL, Margarida Fernandes Carvalho.

A homenagem à professora Berenice foi proposta pela ex-professora do Departamento de Química da UEL, vereadora Sônia Gimenez, por meio do Projeto de Lei nº 117/2024, aprovado no final de agosto pela Casa Legislativa. Após a aprovação, em votação secreta, o PL foi convertido na Lei Municipal nº 13.848, de 20 de setembro de 2024. 

Trajetória

Empossada em junho de 2014, como a 14ª reitora da Universidade, Berenice Jordão fez uma gestão marcada pelo diálogo com as instâncias acadêmicas e pelo esforço em levar a marca da UEL para países da América do Sul, por meio de convênios e acordos bilaterais. Natural de Tupã (SP), a ex-reitora mora em Londrina desde 1979, quando ingressou como professora no Departamento de Biologia Geral, do Centro de Ciências Biológicas (CCB).

Como professora e pesquisadora, teve uma trajetória profissional acentuada pela defesa da universidade pública, valorização da ciência e do conhecimento como alternativa para uma sociedade justa, além da defesa dos valores democráticos. “Desejo ter contribuído dessa forma para a cidade”, pontuou a ex-reitora durante seu pronunciamento. Ela lembrou que dos 90 anos de Londrina, exatamente metade deste tempo escolheu viver na cidade, se sentindo sempre uma cidadã, acolhida e à vontade.

Ex-reitora Berenice Quinzani e a vereadora Sônia Gimenez, autora da proposta da homenagem (Foto: Fernando Cremonez/CML)

“Imagine agora sendo uma londrinense escolhida. Esse título eu reparto com cada um de vocês”, discursou, se dirigindo aos convidados que prestigiaram a sessão nesta manhã. A reitora Marta Favaro ressaltou que a homenagem à professora Berenice demonstra o reconhecimento do município ao papel e trabalho feito pela comunidade universitária. “São anos de história impactando a vida das pessoas, por isso estendo meu agradecimento à Câmara de Vereadores por essa homenagem”, destacou Marta Favaro.

Autoridades

Além dos três ex-reitores, professores que atuaram na gestão da professora Berenice prestigiaram a sessão de outorga do título nesta manhã – Luis Fernando Pinto, Maria Julia Giannasi Kaimen, Moacir Medri, Mario Mantovani, Maria Helena Fúngaro, Hideaki Wilson Takahashi, Sueli Édi Rufini, Leda Maria Sodré, Margarida Carvalho, Angela Maria Lousada Veregue, Cleuza Catsue Takeda Kuwabara e o atual pró-reitor de Recursos Humanos, Leandro Altimari.

Também estiveram presentes agentes universitários que trabalharam com a professora – Aurélio Pereira, Maria Cláudia Rodriguez Correia, Gilberto Hildebrando, Diva da Silva Pires de Lima e Celeste Fukuda Reichmann.

Homenagem reuniu autoridades municipais e ex-reitores da UEL (Foto: Fernando Cremonez/CML)

Mais fotos da cerimônia estão disponíveis nesse link

Leia também