UEL aprova mudanças administrativas envolvendo trabalho das empresas juniores
UEL aprova mudanças administrativas envolvendo trabalho das empresas juniores
Medida permitirá o aproveitamento do trabalho desenvolvido às normas de cumprimento das Atividades Acadêmicas de Extensão (AEX), necessárias nos cursos de graduação.A Universidade Estadual de Londrina aprovou mudanças administrativas importantes visando beneficiar estudantes de graduação membros das Empresas Juniores.
Com as novidades aprovadas nos conselhos de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e de Administração (CA) da Universidade, as Empresas Juniores passam a ser vinculadas também à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex), o que irá permitir o aproveitamento do trabalho desenvolvido às normas de cumprimento das Atividades Acadêmicas de Extensão (AEX), necessárias nos cursos de graduação. Anteriormente associadas apenas à Pró-reitoria de Graduação (Prograd), a mudança surge em face do contato das iniciativas com a comunidade externa.
Dentre as demais mudanças propostas pela medida, figuram a criação do Comitê Local de Avaliação e Desenvolvimento das Empresas Juniores (CLAD), órgão de caráter consultivo decorrente da necessidade de acompanhamento das iniciativas. Presidido por um representante da Proex, o Comitê também deve contar com a coordenação de três professores orientadores e três diretores-presidentes das Empresas indicados pelos seus pares, os quais devem se reunir semestralmente para auxiliar nas normas e procedimentos que regulamentam as companhias.
Segundo a pró-reitora de Extensão da UEL, Zilda Andrade, professora do Departamento de Relações Públicas (Ceca), o processo de transição pretende preservar a história das empresas já existentes, além de registrar novas iniciativas juniores. Ela adverte, no entanto, que a etapa de cadastro e regulamentação é extensa, e, com isso, a conclusão do processo só é prevista para o segundo semestre de 2025. No mais, a pró-reitora reforça que a medida facilita o cumprimento de carga variada de credibilidade da extensão, surtindo benefícios para os estudantes e também para a Proex.
*Estagiário de Jornalismo na COM/UEL.