UEL aprova mudanças administrativas envolvendo trabalho das empresas juniores

UEL aprova mudanças administrativas envolvendo trabalho das empresas juniores

Medida permitirá o aproveitamento do trabalho desenvolvido às normas de cumprimento das Atividades Acadêmicas de Extensão (AEX), necessárias nos cursos de graduação.

A Universidade Estadual de Londrina aprovou mudanças administrativas importantes visando beneficiar estudantes de graduação membros das Empresas Juniores.

Com as novidades aprovadas nos conselhos de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e de Administração (CA) da Universidade, as Empresas Juniores passam a ser vinculadas também à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex), o que irá permitir o aproveitamento do trabalho desenvolvido às normas de cumprimento das Atividades Acadêmicas de Extensão (AEX), necessárias nos cursos de graduação. Anteriormente associadas apenas à Pró-reitoria de Graduação (Prograd), a mudança surge em face do contato das iniciativas com a comunidade externa.

Dentre as demais mudanças propostas pela medida, figuram a criação do Comitê Local de Avaliação e Desenvolvimento das Empresas Juniores (CLAD), órgão de caráter consultivo decorrente da necessidade de acompanhamento das iniciativas. Presidido por um representante da Proex, o Comitê também deve contar com a coordenação de três professores orientadores e três diretores-presidentes das Empresas indicados pelos seus pares, os quais devem se reunir semestralmente para auxiliar nas normas e procedimentos que regulamentam as companhias.

Segundo a pró-reitora de Extensão da UEL, Zilda Andrade, professora do Departamento de Relações Públicas (Ceca), o processo de transição pretende preservar a história das empresas já existentes, além de registrar novas iniciativas juniores. Ela adverte, no entanto, que a etapa de cadastro e regulamentação é extensa, e, com isso, a conclusão do processo só é prevista para o segundo semestre de 2025. No mais, a pró-reitora reforça que a medida facilita o cumprimento de carga variada de credibilidade da extensão, surtindo benefícios para os estudantes e também para a Proex.

*Estagiário de Jornalismo na COM/UEL.

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.