Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina celebra 20 anos de divulgação científica

Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina celebra 20 anos de divulgação científica

Inaugurado oficialmente em 2005, o museu surgiu a partir de um projeto de extensão aprovado pelo Conselho Estadual de Pesquisa e Extensão (CEPE) e pela Pró-Reitoria de Extensão da UEL.

O Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina (MCTL), vinculado à Universidade Estadual de Londrina (UEL), celebra duas décadas de contribuição à popularização da ciência e à educação científica na região. Inaugurado oficialmente em 2005, o museu surgiu a partir de um projeto de extensão aprovado pelo Conselho Estadual de Pesquisa e Extensão (CEPE) e pela Pró-Reitoria de Extensão da UEL (PROEX), consolidando-se como uma referência no estado do Paraná.

A implantação do MCTL foi viabilizada por meio de um convênio firmado em 15 de dezembro de 2003, entre a Fundação Vitae, a UEL e o Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento Social (Itedes). Sob a coordenação do professor Sérgio Mello de Arruda, o projeto contou com aportes financeiros significativos de diversas instituições, como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a empresa Milênia Agro-Ciências, o Ministério da Educação (MEC/SESU), além da contrapartida da própria UEL e da Prefeitura Municipal de Londrina. No total, cerca de R$ 1,5 milhão foram mobilizados para a estruturação do espaço.

Desde a sua fundação, o MCTL se destaca por sua atuação na divulgação científica. A instituição foi incluída no “Guia de Centros e Museus de Ciência” da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC) e, por dois anos consecutivos, figurou como a instituição paranaense com o maior número de eventos realizados durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

MCTL

Coordenado pela professora Eliana Aparecida Silicz Bueno, o Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina é composto por três setores: o Centro de Ciências, o Observatório e o Planetário. Os dois primeiros estão localizados lado a lado, no campus da UEL, enquanto o Planetário está situado na área central de Londrina, ampliando o alcance das atividades para o público urbano.

Atualmente, o MCTL conta com mais de 30 experimentos interativos, que vão desde clássicos da física, como o Disco de Newton — que demonstra a decomposição da luz branca — até exemplares históricos, como um modelo de um antigo gerador elétrico de corrente alternada e uma réplica do primeiro gerador magnético criado por Michael Faraday, conhecido como “dínamo”.

O Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina é vinculado à UEL e coordenador pela professora Eliana Aparecida Silicz Bueno (Foto: Agência UEL).

Além da infraestrutura física, o museu mantém uma equipe formada por estudantes de graduação em Física e Química, capacitada para apresentar demonstrações experimentais, promovendo atividades que estimulam a curiosidade e o aprendizado de alunos da educação básica e do público geral.

Visitas

As visitas ao Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina são gratuitas e podem ser realizadas mediante agendamento prévio pelo telefone (43) 3371-4805. O espaço recebe regularmente escolas de Londrina e de municípios vizinhos, além de estar aberto à comunidade interessada em conhecer mais sobre as leis da natureza e o funcionamento do universo.

*Bolsista na Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade.

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.