Inscrições abertas para Ciclo de Debates Sobre Desigualdades Sociais

Inscrições abertas para Ciclo de Debates Sobre Desigualdades Sociais

Ao todo serão quatro encontros. O primeiro dia 25 de setembro, com mesa-redonda sobre lutas antirracistas.

Será realizado durante os meses de setembro, outubro e novembro o 13º Ciclo de Debates Sobre Desigualdades Sociais – Feminismos e Lutas Antirracistas na Contemporaneidade (Brasil, Portugal, Cabo Verde, Moçambique e Guiné-Bissau). O evento é organizado pelo Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de Sociologia (LENPES), PIBID de Ciências Sociais e Programa de Apoio à Permanência (PROPE).  

Serão quatro encontros transmitidos pelo canal no Youtube – PROPE/UEL. No dia 25 de setembro, das 9 ao meio dia, a programação traz as mesas “Lutas Antirracistas em Portugal”, com o ativista português Mamadou e “Conquistamos a independência política, mas ainda não conquistamos a independências dos nossos corpos”, com Paula Machava, doutoranda em Estudos Feministas no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (Portugal).  

(Divulgação)

O segundo dia, 28 de outubro, das 14 às 17 horas, com o tema “Trajetória de Lutas e Resistências dos Jovens Guarani e Kaingang”, para discutir o livro “TETÃ TEKOHA”. A obra foi escrita por dez estudantes indígenas, alguns dos autores participarão da mesa, sendo eles Alexandro Silva Nhandewa, Valéria Lourenço Jacintho, Felipe Zaboni, Jaqueline de Paula Sabino, Eliane Cordeiro e Tiago Pyn Tánh de Almeida.  

A mesa “Práticas sociais de existências e resistências de mulheres ciganas em Portugal” está marcada para 5 de novembro, das 9 ao meio dia, com a participação de Eliane Godinho, doutoranda em Estudos Feministas no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (Portugal). 

No último dia de debates, 27 de novembro, das 9 ao meio dia, a programação traz as mesas “Amilcar Cabral: Lutas contra colonização e Cabo Verde e Guiné-Bissau “, com Youssef, do  Movimento Africano de Trabalhadores Africanos-RGB e em seguida, projeto “Escola dá Vida e suas contribuições para a construção de sociedades menos racistas e patriarcalistas”, com a professora Sílvia Conceição Longuin Motta. 

Inscrições – As inscrições são gratuitas e o evento é aberto ao público. Inscrições – AQUI.

(*Estagiária na COM/UEL – sob supervisão).

Leia também