Faculdade de Ciências Exatas de Catamarca estabelece laços com o Brasil

Acordo de cooperação reforça laços científicos e tecnológicos entre instituições, para ações conjuntas pelo Programa de Pós-Graduação em Bioenergia (CCE).

A Faculdade de Ciências Exatas e Naturais da UNCA – Universidad Nacional de Catamarca (Facen) renovou um acordo de mobilidade e cooperação científica e tecnológica com a Universidade Estadual de Londrina (UEL), do Paraná, Brasil. A partir dessas ações, reforçam-se os laços de cooperação científica e tecnológica para a promoção de atividades conjuntas de ensino, pesquisa e extensão, por meio do Programa de Pós-Graduação em Bioenergia da UEL e da FACEN, UNCA.

O convênio foi assinado pela diretora Professora Beatriz López, e pela Dra. Carmen Barbosa Guedes, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Bioenergia, do Centro de Ciências Exatas (CCE) da referida instituição.

No mesmo ato, o reitor da UNCA, Oscar Arellano, assinou o acordo-marco com o objetivo de estabelecer o intercâmbio acadêmico de alunos de graduação e pós-graduação por meio da Assessoria de Relações Internacionais da UEL e da Secretaria de Relações Interinstitucionais e Internacionais da a UNCA.

Convênio foi firmado pela decana da UNCA Beatriz Lópes e a coordenadora do PPG em Bioenergia da UEL, Carmen Barbosa Guedes (Foto: UNCA)

Arellano destacou que houve avanços na possibilidade de desenvolver um doutorado cooperativo entre as duas universidades. “Tivemos uma conversa muito rica com o Dra. Guedes sobre o assunto de propriedade intelectual e patentes, porque o importante são as carreiras de pós-graduação, mas também de teses e pesquisas, poder gerar produtos que sejam úteis para o desenvolvimento provincial e nacional e que possam ser devidamente patenteados, pois isso posteriormente gera importantes recursos financeiros não só para o autor, mas para as instituições”.

A diretora destacou a importância que este convênio tem para a FACEN, no 50º Aniversário da UNCA. “Iniciamos esta atividade em 2017, com uma mobilidade de pesquisadores. Houve um efeito multiplicador, porque estão sendo orientadas teses de doutorado e está sendo realizada uma colaboração científica tecnológica com Londrina.

Isso significa que iremos além da mobilidade e da internacionalização do Ensino Superior, pois estamos interessados em internacionalizar a ciência, a pesquisa científica e começar a ter publicações científicas em colaboração com outros países”.

Matriz Energética Brasileira

À tarde, na Sala Amarela da UNCA, a Dra. Carmen Luisa Guedes, proferiu palestra sobre a “Matriz Energética do Brasil”. O evento foi organizado pela Faculdade no âmbito do Programa de Mobilidade Acadêmica do ZICOSUR Universitario, UNCA, UEL.

*Notícia originalmente publicada no site da UNCA.