UEL inicia tratativa para acordos de cooperação com universidades do Chile

Reunião envolveu docentes das universidades de Chile e de Playa Ancha. Acordos preveem mobilidade de estudantes e docentes e pesquisas conjuntas.

A Universidade Estadual de Londrina se prepara para firmar dois novos acordos de cooperação internacional para mobilidade de docentes e estudantes e para a realização de pesquisas em parceria. Com a concretização dos acordos, a UEL contará com seis acordos de cooperação com instituições chilenas, já que quatro parcerias ainda permanecem em vigor e podem ser renovadas com as universidades de la Frontera, de los Andes, Mayor e Austral de Chile.

As equipes da Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação (ProPPG) e Assessoria de Relações Internacionais (ARI) reuniram-se com os professores Daiana Nascimento dos Santos, coordenadora da Cátedra Fernão de Magalhães da Universidad de Playa Ancha, em Valparaíso, e o professor Mario Diaz-Dosque, da Faculdade de Odontologia da Universidad de Chile. Antes, Diaz-Dosque esteve na UEL para ministrar a palestra “Matrices biopoliméricas utilizando quitosano y alginatos de liberación controlada en sistemas farmacéuticos y alimentarios cargados con bioactivos nano y microencapsulados”, no Anfiteatro de Pós-graduação do Centro de Ciências Agrárias (CCA).

Embora as atividades do professor tenham sido direcionadas aos estudantes das áreas de Agronomia, Ciência de Alimentos e Biotecnologia da UEL, o acordo de cooperação com a Universidad de Chile irá permitir o intercâmbio de conhecimentos e recursos humanos em todos os nove centros de estudos da UEL, explica a diretora de Pós-Graduação da ProPPG, Suzana Mali de Oliveira.

O acordo com a Universidad de Playa Ancha funcionará do mesmo modo. A instituição foi representada na ocasião pela professora Daiana Nascimento. Baiana do município de Ibirataia, é diretora da Cátedra Fernão de Magalhães desde a sua criação, em 2018, que veio para fortalecer as áreas de literatura e estudos da cultura e do campo de literaturas comparadas, além do programa de doutoramento em Literatura hispano-americana contemporânea. Na Universidad Playa Ancha, Daiane foi docente na primeira disciplina de Língua Portuguesa a ser criada no Chile.

Também estiveram presentes o coordenador do Escritório de Apoio à Pesquisa (EAPq), Claudemir Zucareli; a assessora de Relações Internacionais (ARI) da UEL, Viviane Bagio Furtoso; o coordenador do Colegiado de Programas de Pós-Graduação Stricto sensu, André Luiz Martinez de Oliveira; a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência de Alimentos da UEL, Adriana Lourenço Soares Russo; e a chefe de Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos, Wilma Spinosa.