ARI participa de curso em Timor-Leste e estreita relações com país asiático

Na oportunidade, representante da UEL encontrou-se com autoridades locais e discutiu possíveis parcerias com instituições de ensino.

A assessora de Relações Internacional (ARI) da UEL, Viviane Bagio Furtoso, professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (CLCH), esteve em Díli, capital do Timor-Leste, para participar do XV Curso de Capacitação para a Elaboração de Materiais Didáticos para inclusão no Portal do Professor de Português em Língua Estrangeira/Língua Não Materna (PPPLE). Na ocasião, Viviane aproveitou a oportunidade para estreitar relações entre o Brasil e o país asiático, em uma aproximação marcada pela representação da Universidade Estadual de Londrina.

O Timor-Leste é um país do sudeste asiático com aproximadamente 1,3 milhão de habitantes, que tem o português como um dos dois idiomas oficiais do país. O outro é a língua Tétum. Já Viviane é membro do PPPLE desde 2012. O Portal tem o objetivo de oferecer suporte pedagógico a professores dedicados ao ensino do português como língua estrangeira ou não materna e promove uma ação conjunta entre a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CLCP), inclusive realizando encontros com este em Díli.

Entre os contatos com lideranças institucionais e governamentais, Viviane aproveitou a viagem para se reunir no Ministério do Ensino Superior, Ciência e Cultura de Timor-Leste, com a coordenadora do Programa de Língua Portuguesa do ministério, Susana Mendonça, a professora internacional do Programa de Língua Portuguesa Margarida Godinho e a professora convidada do Programa de Pós-graduação e Pesquisa da Universidade do Timor Lorosa’e (UNTL) Karin Indart.

Viviane Furtoso, Susana Mendonça, Karin Indart e Margarida Godinho, respectivamente (Fotos: Arquivo pessoal).

Viviane também se encontrou com o Embaixador do Brasil em Timor-Leste, Maurício Medeiros de Assis. Na ocasião, conversaram sobre opções de cooperação institucional entre Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras e timorenses. Sobre esse contexto, a professora Viviane explica uma possível aproximação entre os dois países intermediada pela UEL. “O Ministério do Ensino Superior, Ciência e Cultura de Timor-Leste é o órgão responsável pela seleção de estudantes timorenses para cursarem graduação e pós-graduação no exterior. Com a UEL, o interesse é que os timorenses selecionados façam sua capacitação em nível de Mestrado e Doutorado, já que a UEL pode recebê-los por meio do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), que oferece bolsas, inclusive, a esses alunos estrangeiros”, conta a assessora.

Ela também cita um possível acordo bilateral entre a UEL e a UNTL, com foco nos Programas de Pós-Graduação (PPGs) da instituição brasileira Estudos da Linguagem (PPGEL), Letras (PPGL) e Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas (Meplem). Segundo Viviane, a Assessoria de Relações Internacionais (ARI) vai mediar a proposição e tramitação dos acordos entre as instituições.

Curso

O curso que motivou a viagem reuniu, em uma semana de atividades, cerca de 40 participantes para elaborar materiais didáticos que serão utilizados pelo PPPLE. Como formadoras, estiveram à frente a professora do Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Edleise Mendes e Viviane Furtoso, da UEL.

Sobre o vínculo entre o Brasil e o Timor-Leste, Viviane ressalta que as relações entre os dois países não são apenas comerciais e econômicas, mas também históricas e culturais, tendo em vista que se tratam de dois países falantes de Língua Portuguesa e componentes da CLCP.

Professora Viviane durante o XV Curso de Capacitação para a Elaboração de Materiais Didáticos para inclusão no Portal do Professor de Português em Língua Estrangeira/Língua Não Materna (PPPLE).

“O compartilhamento de interesses comuns nos permitem trocas acadêmicas, científicas e culturais. Do ponto de vista da formação acadêmica, poder contribuir para a consolidação da língua portuguesa em Timor é um dever e um privilégio de todos os outros estados membros da CPLP e acredito, que neste ponto, sendo a UEL uma IES brasileira com cursos de graduação e programas de pós-graduação de excelência, temos muito a oferecer”, finaliza.

*Estagiário de Jornalismo na COM/UEL.