Oito estudantes estrangeiros integram Programa de Convênio de Graduação

Oito estudantes estrangeiros integram Programa de Convênio de Graduação

Ao todo, são esperados 16 participantes internacionais, que vão se preparar para exame de proficiência em língua portuguesa.

A equipe da Assessoria de Relações Internacionais (ARI) da UEL recepcionou, nesta quinta-feira (22), um grupo de oito estudantes vindos de Belize, Gabão, Gana, Jamaica e Senegal para participar do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G). São esperados mais oito estudantes, totalizando 16 representantes de países da África, América Latina e Caribe para integrar o Programa e se preparar para um exame de proficiência em língua portuguesa para estrangeiros.

Na recepção, os estudantes foram orientados sobre o curso de português que terá início na próxima segunda-feira (26), com duração de aproximadamente nove meses. O curso será ministrado por pós-graduandos do Programa de Estudos da Linguagem (PPGel), egressos e estudantes do curso de Letras Português da UEL e será ofertado por uma parceria entre programa Paraná Fala Idiomas (português) e o programa de extensão “Rede Idiomas sem Fronteiras (IsF): plurilinguismo, internacionalização e integração social”. A carga horária total é de 650 horas. 

Os estudantes também receberam informações sobre a solicitação de documentação brasileira, como CPF, Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM), além de conta bancária e cartão SUS. Um momento esperado da recepção se deu quando os alunos receberam a carteirinha estudantil da UEL.

Estudantes durante a recepção na última quinta (22); à frente, a assessora da ARI, Viviane Furtoso. (Foto: Arquivo pessoal)

Para a assessora de Relações Internacionais, Viviane Bagio Furtoso, a entrega da carteirinha é importante porque consolida a “identificação institucional e o reconhecimento de pertencimento a uma comunidade”. Além da ARI, a recepção contou com a participação da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex) e do Serviço de Bem-Estar à Comunidade (Sebec). 

Viviane lembra que os visitantes também podem contribuir com a comunidade universitária da UEL trazendo suas diferentes vivências. “Esta internacionalização é um avanço, uma vez que alarga os conhecimentos acerca de outras culturas, de outras formas de pensar, que são dimensões importantes para a formação de sujeitos capazes de compreender melhor a diversidade cultural e o respeito ao diverso”, pontua.

Logo após a reunião, que ocorreu no Laboratório Escola de Pós-Graduação (Labesc), os estudantes foram acompanhados em um tour pelo Campus da UEL, em que puderam conhecer as instalações da universidade que passarão a utilizar, como o Restaurante Universitário (RU) e as salas de aula em que o curso será ministrado. Na UEL, os estudantes terão a oportunidade de se preparar para o Exame Celpe-Bras, que será realizado no segundo semestre deste ano. O exame é federal, ligado ao Instituto Nacional de de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e garante um certificado de proficiência em língua portuguesa para estrangeiros.

Os participantes da experiência serão apresentados à comunidade universitária às 17h30 do dia 28 de fevereiro na sala de eventos do CLCH, durante o já tradicional Café intercultural.

Divulgação.

*Estagiário de Jornalismo na COM/UEL.

Leia também