Rede Zicosur está com oportunidades abertas

Programa de mobilidade irá conceder bolsas de estudos para alunos de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado no primeiro ou segundo semestre de 2025.

A Universidade Estadual de Londrina é uma das 40 Instituições de Ensino Superior (IES) públicas da América Latina integrantes da Rede Zicosur Universitário. Para fortalecer a integração acadêmica e consolidar o intercâmbio nas áreas de ensino, pesquisa e extensão nos seis países membros – Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Peru e Paraguai -, a UEL torna públicas as oportunidades de bolsas de estudos no âmbito do Programa de Mobilidade Zicosur Universitário – Desenvolvimento Territorial Sustentável/Missões de Estudos.

As oportunidades são voltadas a alunos de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado no primeiro ou segundo semestre de 2025. O prazo para a submissão das candidaturas permanece aberto até às 23h59 do dia 23 de agosto, exclusivamente pelo endereço ari@uel.br.

Responsável pela coordenação do Programa de Mobilidade Zicosur Universitário na UEL, a Assessoria de Relações Internacionais (ARI) explica que as oportunidades são tanto para alunos e pesquisadores das Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT) do Paraná, quanto para alunos estrangeiros que desejam vir ao estado. A coordenação do Programa é realizada em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (ProPPG) e a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).

Outgoing

A ARI orienta os alunos da UEL que desejam pleitear uma oportunidade internacional a acessarem o edital nº 001/2024, que contém as modalidades e condições de elegibilidade para o programa.

Neste caso, estão sendo oferecidas ao todo oito vagas, sendo duas em cada modalidade, com duração de seis meses: Graduação Sanduíche (2); Mestrado Sanduíche (2); Doutorado Sanduíche (2) e Pós-Doutorado Sanduíche (2). Os estudantes selecionados serão contemplados com as passagens de ida e volta, auxílio seguro-saúde no valor de R$ 459,00 e as bolsas de estudos mensais. Os valores das bolsas são de R$ 4.437,00  para alunos de graduação e R$ 6.630,00 para pesquisadores de mestrado, doutorado e pós-doutorado.

A ARI ressalta que somente serão aceitas propostas vinculadas às universidades estrangeiras integrantes da Rede Zicosur, onde o idioma dos cursos ofertados é o espanhol.

Incoming

A Assessoria de Relações Internacionais da UEL também torna público o edital nº 002/2024, voltado a alunos e pesquisadores argentinos, bolivianos, chilenos, paraguaios e peruanos que desejam estudar na Universidade Estadual de Londrina. O objetivo é favorecer a internacionalização em casa a partir de atividades científicas desenvolvidas no Paraná.

Por meio deste edital, a UEL irá selecionar oito bolsistas estrangeiros, sendo dois por cada modalidade: Graduação Sanduíche (2); Mestrado-Pleno (2); Doutorado-Pleno (2) e Pós-Doutorado (2).

As bolsas de estudos para estudantes de graduação possuem valor mensal de R$1.500,00 e duração de seis meses. No caso dos bolsistas de mestrado e doutorado, as duas bolsas para cada modalidade são de R$2.100,00 mensais e duração de até 24 meses, e R$3.100,00 e duração de até 36 meses, respectivamente. As bolsas de pós-doutorado possuem valor de R$5.125,00 e duração de até seis meses.

Programa de Mobilidade Zicosur

A Rede Zicosur é formada por instituições localizadas no Brasil (12), além de Argentina (14), Bolívia (3), Chile (2), Paraguai (8) e Peru (1). A lista de universidades públicas pode ser conferida em neste endereço. O Programa de Mobilidade Zicosur Universitário Desenvolvimento Territorial Sustentável/Missões de Estudos conta com financiamento da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI) e pela Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná (FA).