ProPPG recebe visita de pesquisador de instituição da Alemanha
ProPPG recebe visita de pesquisador de instituição da Alemanha
O encontro discute possibilidades de parceria internacional entre a UEL e o Helmholtz Centre for Environmental Research, localizado na Alemanha.Nesta quinta-feira (19), a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (ProPPG) da UEL recebeu a visita do pesquisador Ulisses Nunes da Rocha, do Departamento de Microbiologia Ambiental do Helmholtz Centre for Environmental Research – UFZ, em Leipzig, na Alemanha. A reunião teve o objetivo de discutir a parceria já existente entre o pesquisador e a universidade, apresentá-lo à ProPPG e à Assessoria de Relações Internacionais (ARI) e tratar sobre possibilidades de cooperação internacional entre as instituições.
Representando a UEL, estavam presentes no encontro o diretor de Pesquisa da ProPPG, Eduardo José de Almeida Araújo, a auxiliar de Cooperação Internacional da ARI, Thaís Artoni Martins, o professor Admilton Gonçalves de Oliveira Júnior, do Laboratório de Biotecnologia Microbiana (LABIM), e o professor Sérgio Paulo Dejato da Rocha, vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Microbiologia. O encontro também contou com a presença do professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR – Cornélio Procópio), o coordenador do PPG em Bioinformática, André Yoshiaki Kashiwabara.
Ulisses veio de férias para o Brasil e aproveitou a oportunidade para um encontro presencial com representantes de alguns setores da UEL. Segundo ele, uma visita como essa pode ser uma maneira de mostrar aos estudantes as possibilidades de trocas internacionais. O pesquisador ainda comentou sobre colegas da instituição alemã que teriam interesse em realizar trabalhos com a UEL.
Durante a reunião, o diretor de pesquisa apontou que a cooperação internacional é fundamental para a universidade e destacou que ela dedica esforços para essa área. Os presentes também discutiram formas de oficializar uma parceria entre a UEL e o UFZ, tratando sobre o papel da ARI nesse processo, sanando dúvidas sobre como podem ser feitos esses acordos e abordando a viabilização de intercâmbio de pesquisadores entre as instituições.
A relação de Ulisses com a UEL existe por meio de sua colaboração de pesquisa com o professor Admilton. A parceria deles tem cerca de três anos, tempo em que trabalharam juntos em projetos, artigos científicos e na aplicação no desenvolvimento de tecnologias. As principais áreas de atuação conjunta dos pesquisadores são a bioinformática e a genômica.
*Estagiária de Jornalismo na COM/UEL