Biblioteca Digital disponibiliza teses e dissertações defendidas em programas de pós-graduação

Trabalhos na plataforma vêm de 51 programas de pós-graduação, divididos em oito áreas. Biblioteca recebe, em média, 30 mil acessos e downloads por mês.

Atrair visibilidade para os estudos científicos, agregar valor à produção intelectual e facilitar o acesso à informação. Estes são os objetivos da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL, que reúne e divulga as pesquisas defendidas nos cursos de Pós-graduação Stricto sensu da Universidade. Hoje, aproximadamente 8.700 trabalhos estão disponibilizados na plataforma online e podem ser acessados por pessoas do mundo todo.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Jornal-Noticia-1024x265.jpg
Edição número 1416 de 23 de novembro de 2022
Confira a edição completa

Criada por meio da Resolução nº 116, de 30 de junho de 2005, a Biblioteca Digital nasceu da necessidade de uma base de dados que congregasse a extensa produção científica desenvolvida nos cursos de Mestrado e Doutorado. Segundo a bibliotecária Patrícia Ofélia Pereira de Almeida, responsável pela Biblioteca Digital, a iniciativa contribui com os trabalhos de outros pesquisadores pelo mundo e aproxima a comunidade externa das pesquisas feitas na UEL.

“A Biblioteca Digital é uma forma de divulgação de informação e, também, de levar a Ciência para as pessoas de forma aberta. Além disso, ela é uma das formas de mostrar e ter acesso ao que a Universidade está produzindo e de conhecer as pesquisas desenvolvidas e os projetos em andamento”, afirma.

Pesquisas

As teses e dissertações encontradas na plataforma vêm de 51 Programas de Pós-graduação, distribuídos em oito Áreas do Conhecimento: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias, e Linguística, Letras e Artes.

A Biblioteca Digital recebe, em média, 30 mil acessos e downloads por mês. De acordo com um levantamento de 2021, desde sua criação, os maiores números de downloads foram realizados por membros da UEL, somando 137.296 arquivos baixados; em seguida, aparece a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), com 8.012; e, em terceiro lugar, a Universidade Estadual de Maringá (UEM), com 6.966 acessos.

Em relação aos trabalhos mais baixados, destacam-se as dissertações: “Programe sua mente e seja bem sucedido, feliz, influente, próspero e saudável: um estudo da persuasão em livros de auto-ajuda”, do Mestrado em Estudos da Linguagem (3051, até fevereiro); “A dinâmica das receitas dos impostos municipais no Paraná, no período de 1997 a 2011: um olhar sob os impactos da lei de responsabilidade fiscal”, do Mestrado em Economia Regional (2366); e “Histórias infantis no ensino da língua inglesa para crianças”, também do Mestrado em Estudos da Linguagem (2148).

Envio de trabalhos

O envio de trabalhos para publicação na Biblioteca Digital é feito pelas secretarias dos Programas de Pós-graduação. Após a defesa da tese ou dissertação, o estudante deve fazer as correções solicitadas pela banca e entregar as cópias do trabalho, junto com um termo autorizando a divulgação do material, diretamente na secretaria do seu curso, que será responsável por encaminhar o trabalho à Biblioteca Central, via e-mail ou malote. “Esse processo é para evitar duplicidade desnecessária e facilitar a conferência dos trabalhos enviados”, explica Patrícia.

Na Biblioteca, o material passa por uma série de conferências, em que são checadas assinaturas e se os arquivos estão nos padrões exigidos pela UEL. Posteriormente, o trabalho é registrado no sistema e submetido à classificação e catalogação, sendo, em seguida, disponibilizado na plataforma online. Esse processo leva aproximadamente dois meses para ser concluído.