Conecte-se a uma vida saudável

Professor dissemina produções acadêmicas e científicas em diferentes canais e abre espaço para interação da comunidade interna e externa em torno do tema saúde.

Há praticamente um quarto de século como docente da UEL, o professor Abdallah Achour Junior (Departamento de Ciências do Esporte) acompanhou não apenas o desenvolvimento científico de sua área neste período, mas também as mudanças na prática pedagógica e nas formas de comunicação com os estudantes.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Jornal-Noticia-1024x265.jpg
Edição número 1429
de abril de 2024
Confira a edição completa

Foi assim que ele vislumbrou a possibilidade de disseminar, por redes sociais, conteúdos confiáveis com agilidade e de estabelecer novas relações sociais, transpondo limites geográficos e diferenças socioculturais. Desde julho de 2022, ele coordena o projeto de extensão “Disseminação das produções científicas e pedagógicas do curso de Educação Física e Esportes; veiculação por meio de mídias Instagram e Facebook”.

Um fator que contribuiu para a criação do projeto foi a pandemia, que forçou a interrupção das aulas presenciais e a adoção de ensino remoto. O professor aproveitou para extrapolar a necessidade imediata e disseminar conteúdos sobre saúde de interesse não apenas dos estudantes, mas de profissionais, pesquisadores e população em geral. Com a curricularização da extensão, o projeto tende a crescer ainda mais. “Já conto com três alunos para ajudar a produzir conteúdo”, comenta Abdallah.

Reprodução/Instagram.

Nas duas redes, os perfis – “UEL vivendo saudável” – divulgam outros projetos desenvolvidos na UEL, atividades ligadas à prática esportiva, prevenção de doenças por atividades físicas e outras informações relevantes. Ele destaca o conteúdo produzido, durante o Paraná Faz Ciência, realizado na UEL em novembro passado. De outro lado, Abdallah já percebeu que existem dificuldades em atrair leitores para a Ciência, por isso tem especial cuidado com a linguagem, e igualmente notou que seus seguidores apreciam vídeos, por isso ele produz vídeos curtos, de no máximo 1 minuto.

Os primeiros conteúdos foram publicados ainda em 2022, com a contribuição de outro professor da UEL, e temas ligados ao esporte e alimentação, assim como experimentações de outros docentes pesquisadores. Logo, além do público interno, os perfis foram visitados por profissionais de outras cidades e outros estados, como Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Nas duas redes, Abdallah também replica matérias jornalísticas ou material acadêmico-pedagógico, de várias fontes.

O coordenador do projeto tem realizado um trabalho que se assemelha ao jornalístico: procura assuntos, define um enfoque, vai atrás de fontes, grava imagens, faz entrevista, edita e publica.

Debates

Além de coordenar as postagens no Instagram e Facebook, o professor participa também de um canal do YouTube, chamado Debate Esportivo, que tem 15 mil assinantes. Periodicamente, em média a cada semana, um novo debate é realizado (às quartas, 19h) com convidados e assuntos diversos. Abdallah fala, como exemplo, de uma edição que entrevistou duas atletas pelo dia da mulher. Ao vivo, o debate recebe e responde perguntas na hora. O programa tem duas horas de duração, metade dedicada às entrevistas.

“Além do aspecto de extensão, o projeto contribui com a formação dos estudantes”, comenta o professor Abdallah Achour Junior.

O projeto conta ainda com a participação do professor Ariobaldo Frisselli (Dedé), um colaborador externo Amarildo Martins (titular do canal no You Tube) e três estudantes do curso de Educação Física, número que deve se ampliar para sete, pois o professor abriu mais cinco vagas. A ideia, segundo ele, é postar duas matérias por dia.

Na verdade, o professor espera que as duas redes sociais funcionem como um espaço em que as pessoas curtam, comentem, compartilhem, enviem perguntas, enfim, interajam bastante, participem ativamente. Em sua avaliação, quanto mais isso acontecer, mais contribui também para a formação dos estudantes, não somente dos envolvidos no projeto, mas todos que acessarem os perfis e participarem.

Profissionais que desejem participar podem entrar em contato com o professor pelo e-mail achour@uel.br ou WhatsApp (43) 99995-3120.

Livro

Em janeiro deste ano, o professor, pesquisador da flexibilidade, lançou o livro “Modulação da dor: liberação miofascial e alongamento” (400 páginas). Mais informações podem ser obtidas em seu site.