Campus ganha força-tarefa de limpeza e manutenção para reinício das aulas

Equipes fizeram retirada de 190 caminhões de restos de construção, lixo e entulho, além de varrição, retirada de mato e pintura de meio-fio.

Servidores da Prefeitura do Campus Universitário (PCU) realizaram este mês de julho uma força-tarefa para limpeza e manutenção do espaço externo que teve o objetivo de melhorar as condições do Campus da UEL, que soma mais de 1,5 milhão de metros quadrados de calçadas, jardins e acessos. As atividades tiveram início no último dia 12 de julho com equipes organizadas em frentes de trabalho e resultaram na retirada de 190 caminhões de restos de construção civil, lixo e entulho. Também foi feita a varrição e limpeza das calçadas e sarjetas, com retirada de mato e terra e pintura de meio-fio. Em alguns locais do Campus as equipes fizeram a recuperação da malha asfáltica.

Segundo o prefeito do Campus, Luiz Cláudio Buzeti, o trabalho concentrado foi um acerto feito com a nova Administração da UEL, a partir da necessidade de melhorar o ambiente externo em toda a extensão do Campus. A ação também se justifica pelo início do ano letivo 2022. As atividades da graduação retornam dia 1º de agosto e da pós-graduação, no dia 8. Ao todo, são esperados mais de 17 mil estudantes na Universidade.

De acordo com Luiz Cláudio, além da limpeza e manutenção externa, equipes de servidores terceirizados realizaram uma operação pente fino para finalizar a limpeza das áreas internas nos oito Centros de Estudos do Campus e no Centro de Ciências da Saúde (CCS), anexo ao Hospital Universitário (HU), Zona Leste de Londrina. O objetivo foi preparar salas de aula, laboratórios, bibliotecas e demais espaços para estudantes e professores. “Toda essa limpeza detalhada colabora para evitar a infestação aedes aegypt em todo a área do Campus, a partir da eliminação de lixo e de detritos que possam acumular água e servir de criadouro para o mosquito”, afirma.

WhatsAppImage2022-07-29at083814
WhatsAppImage2022-07-29at0838131
WhatsAppImage2022-07-29at0838133
WhatsAppImage2022-07-29at0838134
WhatsAppImage2022-07-29at083813
WhatsAppImage2022-07-29at0838132

Galeria pluvial

O prefeito do Campus lembra ainda que neste mês foi concluída a limpeza dos bueiros e das galerias pluviais de todo o Campus Universitário, com auxílio da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU). No início deste mês ele procurou o diretor Administrativo e Financeiro da Companhia, Márcio Tokoshima, que concordou em ceder os servidores municipais e o equipamento (caminhão limpa-bueiro) para a realização do trabalho.

Luiz Cláudio detalha que a UEL tem 150 bueiros distribuídos na área do Campus. A execução do serviço foi feita de forma gratuita por parte da CMTU. Segundo o prefeito do Campus, o maquinário da companhia é bastante eficiente e fez a retirada da terra e do entulho do interior da galeria. O objetivo foi melhorar o escoamento da água, uma ação preventiva sobretudo para períodos chuvosos.