Prefeitura do Campus coordena curso de jardinagem para monitorados e servidores

Oito monitorados pelo Departamento Penitenciário do PR participam do curso, oferecido em parceria com Senar e Sindicato Rural de Ibiporã.

Oito monitorados pelo Departamento Penitenciário do Estado do Paraná que prestam serviço na UEL e sete servidores do setor de jardinagem, ligados à Diretoria de Serviços da Prefeitura do Campus Universitário (PCU), participam a partir desta quinta-feira (1º) de um curso de jardinagem que vai repassar dicas de podas de plantas, plantio de mudas e técnicas de impermeabilização. O curso vai até sábado, das 8h às 17h, no Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU) e na Prefeitura do Campus. O curso será dado pelo instrutor de floricultura e jardinagem Geremias Cilião.

Segundo o prefeito do Campus, Luis Claudio Buzeti, o curso pretende oferecer aperfeiçoamento para o pessoal de campo, proporcionando mais segurança durante o trabalho. Segundo ele, a atualização foi possível a partir de parceria estabelecida entre a UEL, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato Rural de Ibiporã. Ele explica que essa é a primeira turma a participar do curso de jardinagem. Em julho, está prevista a abertura de uma nova turma, com mais 15 vagas.

Curso aliou partes teórica e prática para ensinar aos monitorados uma nova profissão (Foto: André Ridão/Agência UEL)

De acordo com Buzeti, o Campus Universitário tem uma área de mais de 1 milhão de m² que necessita de manutenção rotineira, o que prevê um planejamento adequado para que todos os centros e demais áreas estejam em perfeitas condições. Ele destaca que, além dos servidores que pertencem ao quadro, o curso vai beneficiar os monitorados que vem atuando no setor de Jardinagem, cumprindo um papel importante para auxiliar na manutenção dos espaços da UEL.

“Temos uma preocupação com a formação desse pessoal, que tem uma passagem curta pela Universidade e logo sairão da condição de monitorados. Nosso intuito é que eles saiam com uma alternativa para exercer uma profissão, para serem cidadãos. É um olhar de formação para que esse pessoal possa ter melhores condições de renda posteriormente”, define o prefeito do Campus.

Na semana passada, a equipe de jardinagem participou de outro curso sobre Operação e Manutenção de Roçadeira, equipamento utilizado para aparar grama, cortar vegetação mais alta e para realizar acabamentos em áreas verdes. O curso foi coordenado pelo instrutor Eder Paulo Arrabal Arias, da equipe do Senar Paraná.