Serviços da PCU ganham agilidade com novos equipamentos e veículos

Equipamentos e veículos vão ser usados na manutenção do Campus, em redes elétricas, corte de grama, serviços de segurança, entre outros.

A Prefeitura do Campus Universitário (PCU) recebeu, ao longo dos últimos dois meses, veículos e equipamentos que irão auxiliar os servidores no atendimento das demandas relacionadas à manutenção na infraestrutura da UEL. Para trazer mais agilidade e segurança na resolução dos danos causados pelo mau tempo, os novos equipamentos e veículos foram adquiridos com recursos próprios e também são oriundos de doações de outra instituição pública paranaense, a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar).

Rede elétrica

Segundo o prefeito do Campus, Luiz Cláudio Buzeti, uma das novidades deve dar mais agilidade aos serviços elétricos realizados pelos funcionários da PCU. O Sistema de Braço Articulado, desenvolvido pela empresa de caminhões e furgões Iveco, pode funcionar acoplado a outro veículo e é ideal para a manutenção da rede de energia elétrica do Campus ao permitir acesso aos diversos locais de forma mais segura. “Era uma reivindicação antiga dos servidores. Muitas vezes, precisamos utilizar escadas para chegar à rede. Este equipamento é muito mais seguro, possui comandos eficientes e irá aumentar a nossa produtividade”, explica Buzeti. Somente neste sistema, o investimento foi de R$ 161,5 mil.

Braço articulado servirá para funcionários alcançarem a rede elétrica de forma mais segura (Fotos: PCU)

Corte da grama

A UEL também contará com novos equipamentos para o corte da grama no Campus. Foram adquiridos três tratores cortadores de grama a combustão, do modelo TS 142 da fabricante Husqvarna. Os tratores são modernos, de fácil utilização e capazes de cortar grama com mais de um metro de altura. Enquanto um deles será utilizado pela Divisão de Jardinagem da PCU, os outros dois serão utilizados nas demandas específicas dos centros de Ciências Agrárias (CCA) e Educação Física e Esporte (Cefe), adianta Buzeti. O investimento é de R$ 21,1 mil cada trator, ou seja, R$ 63,3 mil.

“O Cefe tem campos de futebol e a pista de atletismo que precisam de um tratamento diferenciado em relação ao corte de grama, assim como o CCA, que tem locais importantes. Então, fizemos um acordo e eles internamente farão os cortes”, explica o prefeito.

Segurança

A equipe da Divisão de Segurança da UEL também poderá contar com um novo veículo. Foi adquirida uma picape Volkswagen Saveiro, no valor de R$ 93,5 mil. O veículo conta com sistema de rádio para comunicação com a central de segurança, giroflex e sistema de rastreamento.

Doações

A Prefeitura do Campus Universitário também comemora os resultados de uma importante aproximação institucional entre a UEL e a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), vinculado ao Governo do Estado. Por meio desta aproximação, três veículos utilizados pela Adapar e que seriam leiloados foram doados à UEL.

“Havia uma carência de veículos para o uso, então fizemos a visita à Adapar e explicamos esta necessidade. Foi feita uma vistoria e estes carros estavam em perfeitas condições.  Serão usados internamente na manutenção do campus”, explica o prefeito.

Os três automóveis são da Ford, sendo dois do tipo crossover compactos modelo Eco Esport e uma picape Courier.