Professor é organizador de novo manual de práticas em análises toxicológicas

Obra de 334 páginas conta com a colaboração de 37 co-autores. Eles são renomados profissionais da área.

O professor Tiago Severo Peixe, do Departamento de Patologia, Análises Clínicas e Toxicológicas, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), é um dos organizadores do “Manual de Práticas em Análises Toxicológicas” (Editora Brazil Publishing, 2021, 334 páginas). O livro, em formato físico e digital, é uma publicação atualizada de práticas em análises toxicológicas que podem ser adotadas em instituições de ensino e por prestadores de serviço.

Organizada juntamente com o professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), André Valle de Bairros, a obra conta com a colaboração de 37 co-autores, uma equipe de profissionais renomados das áreas de Toxicologia e Análise Toxicológica, todos com experiência didática e prática.

Tiago Severo Peixe conta que no Brasil existem poucos manuais da área, sendo os principais o “Manual de Toxicologia Analítica”, de autoria de Nilda Fernicola, publicado nos anos 1980, e “Toxicologia Analítica”, Maria Elisa de Pereira Bastos de Siqueira, dos anos 2000.

Segundo o professor, o Manual de Práticas em Análises Toxicológicas é uma atualização e, ao mesmo tempo, um facilitador na elaboração e na detecção de substâncias tóxicas. “Nosso manual permite a montagem e execução de uma técnica analítica do início ao fim, reproduzindo isso em qualquer laboratório de pequeno a grande porte”, afirma.

O lançamento oficial, nas versões impressa e e-book, será durante o XXII Congresso Brasileiro de Toxicologia (CBTox), marcado para o período de 25 a 28 de maio, em Balneário Camboriú. Em janeiro de 2021, outro livro organizado por Tiago Peixe foi publicado pela Brazil Publishig, com a mesma temática “Toxicologia: Tópicos Aplicados”.

Manual prático

São apresentadas várias aplicações analíticas envolvendo amostras biológicas e diferentes substâncias lícitas e ilícitas no Manual de Práticas em Análises Toxicológicas. Todo o conteúdo possibilita a realização de análises comumente presentes nas áreas da Toxicologia Clínica, Forense, Ambiental e de Alimentos, em laboratórios de universidades, instituições de pesquisas e órgãos oficiais de perícias.

Para facilitar  a compreensão, o livro reúne capítulos com experimentos ilustrados. São fotos, diagramas, gráficos, em sessões estruturadas como introdução, princípio do método, materiais e reagentes, procedimentos, resultados e objetivo didático, informações laboratoriais da metodologia e referências bibliográficas. Por este motivo, a leitura é indicada para estudantes de graduação e pós-graduação com formação nas áreas de Farmácia, Química, Biologia, Biomedicina e afins, bem como para profissionais das áreas de perícias. O livro pode ser adquirido no site da Editora Brazil Publishing.