Instituto de Pesquisa em Alimentos é inaugurado no Campus

Instituto de Pesquisa em Alimentos é inaugurado no Campus

Estrutura abriga quatro mini-indústrias que funcionarão como fábricas piloto, equipada com câmaras frias.

O Centro de Ciências Agrárias (CCA) inaugurou nesta segunda-feira (23) o Instituto de Pesquisa em Alimentos (IPA). A estrutura de 821 m² abriga quatro mini-indústrias, que funcionarão como fábricas piloto, equipadas com câmaras frias. O espaço conta também com salas de treinamentos e laboratórios de manipulação, estruturados com equipamentos de análise. A obra teve apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e da UEL. O investimento total foi de R$ 1.769.862,25.

A estrutura, devidamente autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), atenderá aos Departamentos de Ciência e Tecnologia de Alimentos e de Agronomia, e aos Programas de Pós-graduação em Ciência de Alimentos, Ciência Animal e Agronomia, do CCA. Poderão ser desenvolvidas pesquisas sobre métodos de manejo, nutrição, sanidade, abate e processamento que permitam a constante evolução de alimentos/fontes de proteínas, entre outras. 

Estrutura do IPA deve abrigar quatro mini-indústrias, que funcionarão como fábricas piloto.
Estrutura, de 821 m², abriga quatro mini-indústrias, que funcionarão como fábricas piloto, equipadas com câmaras frias (Agência UEL)

“Este espaço foi construído para atender as necessidades locais, da região Norte do Paraná”, destacou Sérgio Ruffo Roberto, um dos coordenadores do IPA e professor do Departamento de Agronomia. Segundo ele, a estrutura conta ainda com captação de água da chuva, que poderá ser utilizada para limpeza do local. Além disso, o telhado também já é pensado para instalação de placas fotovoltaicas futuramente, pensando na sustentabilidade do espaço. 

A coordenação é compartilhada com o professor Fábio Yamashita, também do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos. A utilização do espaço deve ser iniciada no segundo semestre, com a finalização da entrega de equipamentos e da instalação de toda a parte elétrica.

Inauguração do IPA contou com autoridades da UEL.
Inauguração contou com autoridades da universidade (Agência UEL)

Cerimônia

A inauguração do IPA contou com a presença do reitor da UEL, Sérgio Carlos de Carvalho, que destacou a atuação dos diversos servidores da UEL envolvidos em todo o processo de construção do espaço. Também participaram o vice-diretor do Centro de Ciências Agrárias (CCA), José Roberto Pinto Souza; dos pró-reitores de Planejamento, Mário Sérgio Mantovani, e de Pesquisa e Pós-graduação, Amauri Alcindo Alfieri; do prefeito do Campus, Gilson Jacob Bergoc; da professora Wilma Spinosa, do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos. 

A professora aposentada Elza Iouku Ida, do CCA, foi homenageada no evento, pela condução do grupo que elaborou a proposta encaminhada à Finep para obtenção dos recursos financeiros para construção da obra.

Leia também