Governo libera recursos para projetos de ciência, tecnologia e inovação nas instituições do Paraná

Dos recursos disponibilizados pela Fundação Araucária, a UEL captou R$ 3,17 milhões para bolsas, eventos e projetos em diversas áreas.

Beatriz Botelho

Agência UEL

O Governo do Estado atualizou a previsão orçamentária de 2022 do Fundo Paraná de fomento científico e tecnológico para R$ 92,9 milhões. O montante foi confirmado pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) durante a 29ª reunião ordinária do Conselho Paranaense de Ciência e Tecnologia, no início do mês de junho. Por meio de chamadas públicas, os recursos serão distribuídos até o final deste ano entre as instituições de pesquisas públicas – estaduais e federais – e privadas do Paraná.

Como explica Eduardo José de Almeida Araújo, diretor de pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (ProPPG), na UEL esses recursos são utilizados em diversos projetos para pagamento de bolsas inclusão social, iniciação científica (IC), iniciação tecnológica (IT) e iniciação extensionista, e para organização e participação em eventos científicos. Ele lembra que, tradicionalmente, a Universidade concorre às chamadas públicas e é contemplada nesses editais.

Para operacionalização desses recursos públicos, R$ 37,16 milhões serão aplicados em projetos estratégicos, por meio da Unidade Gestora do Fundo Paraná (UGF), vinculada à Seti. Dois projetos da UEL já financiados pelo UGF são o Seda Brasil, coordenado pela professora Cristianne Cordeiro Nascimento, do Departamento de Design, que no ano passado captou R$ 662 mil, e o Rede Morangos do Brasil, coordenado pelo professor do Departamento de Agronomia Juliano Tadeu Vilela de Resende, que recebeu R$ 600 mil.

Os R$ 55,74 milhões restantes dos recursos previstos serão destinados às ações desenvolvidas pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). Em relação à Fundação Araucária, que também atua no apoio ao desenvolvimento científico e tecnológico do Estado, os recursos foram antecipados no orçamento de 2021.

Fundação Araucária

Dos recursos financeiros disponibilizados pela Fundação Araucária para 2022, a UEL captou R$ 3,17 milhões para bolsas, eventos e projetos. Um dos valores mais expressivos é para Pesquisa Básica e Aplicada (PBA), com recursos de R$ 954 mil, em 58 estudos desenvolvidos na UEL. “Parte do recurso já está empenhado em editais, cujo processo de seleção está em andamento ou já concluído. Outros ainda serão lançados até o final do ano”, afirma Eduardo Araújo.

Para bolsas do Programa de Bolsas de Iniciação Científica e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBIC & PIBIT) foram captados R$ 1,06 milhão, para a concessão de 177 bolsas. Já para o Programa Institucional de Apoio à Inclusão Social, Pesquisa e Extensão Universitária (PIBIS) foram captados R$ 708 mil para 118 bolsas. O Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária (PIBEX), com 34 bolsas, fez captação de R$ 204 mil.

A UEL foi contemplada também em dois grandes programas. No Programa de Estruturação e Implementação do Centro de Inovação do Comércio foram captados R$ 175 mil. No Programa Internacional de Mobilidade Globalink Research Internship Award Canadá/Paraná – Fundação Araucária/MITACS, dois projetos da UEL receberão R$ 15,4 mil cada: o projeto “Crescimento da prisão processual: uma comparação internacional”, coordenado pela professora Tânia Lobo Muniz, e o “Políticas das Cortes Internacionais”, coordenado por Patrícia Ayub da Costa – ambas do Departamento de Direito Público.

Para dois eventos institucionais da Universidade, os Encontros Anuais de Iniciação Científica e Iniciação Tecnológica e Inovação (EAIC & EAITI) foram disponibilizados R$ 40 mil. Há ainda outros dois editais, do qual a Universidade participa em conjunto com outras instituições do Paraná: o Programa Wash e o NAPI Saúde.