Pesquisadoras do CCB publicam estudo sobre educação ambiental na UEL

A professora Patrícia de Oliveira Rosa Silva (Departamento de Biologia Geral) e a estudante Giovana Neves Silva (Ciências Biológicas), bolsista do PIBEX (Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária) publicaram, em agosto, um artigo na REMEA – Revista do Mestrado em Educação Ambiental – da Universidade Federal do Rio Grande (RS). Intitulado “Educação ambiental no […]

Intitulado “Educação ambiental no ensino de uma universidade pública do estado do Paraná”, o estudo investiga quantos e quais cursos de graduação da UEL ofertam explicitamente a Educação Ambiental (EA), através de um recorte documental. A professora Patrícia lidera o projeto de extensão Sala Verde – Sibipiruna, que atua como espaço de informação, organização e ação socioambiental da sociedade no enfrentamento das problemáticas ambientais.

A pesquisa discriminou conforme o Centro de Estudos, cursos, habilitações, quantidade de disciplinas, títulos e ementas. Os resultados mostraram que, do total de 52 graduações da Universidade, 24 (46,2%) não ofertam EA em seus currículos. Outras 23 (44,2%) contêm a EA como parte de alguma disciplina e apenas 5 (9,6%) tratam a EA na forma disciplinar.

Os dados sugerem ainda a possibilidade de constituir um Observatório de EA na UEL, a fim de investigar como a dinâmica desse campo do saber tem se desenvolvido nas salas de aula da instituição e em outras instituições de ensino superior.

Confira o artigo aqui.