EAIC divulga mais de 600 pesquisas desenvolvidas por estudantes da graduação

EAIC divulga mais de 600 pesquisas desenvolvidas por estudantes da graduação

Universidade conta com mais de 500 bolsas de Iniciação Científica (IC), vitais para o desenvolvimento da pesquisa universitária. Evento segue até esta sexta (25).

Dezenas de estudantes bolsistas, professores orientadores, servidores da instituição e convidados acompanharam a cerimônia de abertura do 31° Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC), na quarta (23), no Auditório Cyro Grossi, no Centro de Ciências Biológicas (CCB). A abertura contou com a palestra “Ciência, evidências e mulheres: conquistas e desafios na atualidade”, ministrada pela professora Isabel de Camargo Neves Sacco, da Universidade de São Paulo (USP). A programação segue até esta sexta (25).

Promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (ProPPG), o evento é voltado para a apresentação das pesquisas desenvolvidas na modalidade de Iniciação Científica (IC). Nesta edição, serão apresentados 633 trabalhos por estudantes bolsistas. Para a pró-reitora da ProPPG, Silvia Meletti, o EAIC é a finalização de ciclo e representa uma “formatura” para os estudantes que se dedicaram à pesquisa durante um ano.

Como lembrou o coordenador-geral do EAIC e diretor de pesquisa da ProPPG, Eduardo José de Almeida Araújo, a iniciação cientifica começou na UEL em 1988. “Começamos com 69 bolsas e hoje são mais 550 bolsas de IC para os estudantes, financiadas pelo CNPq e pela Fundação Araucária”. Ele recordou ainda da IC júnior, que incentiva alunos do Ensino Médio a participarem da pesquisa antes mesmo de ingressarem no Ensino Superior.

Abertura contou com a participação da reitora, Marta Favaro, e de representantes de pró-reitorias e da SETI (Agência UEL)
Abertura contou com a participação de representantes da Reitoria, de pró-reitorias e da SETI (Agência UEL)

A reitora da UEL, Marta Favaro, agradeceu aos estudantes por todo empenho nas atividades, pelo trabalho coletivo junto aos professores e ainda os incentivou a continuar a contribuir com a pesquisa. Na mesma linha, o gerente de projetos da Fundação Araucária, Nilceu Jacob Deitos, também presente na abertura do Por Extenso e do Pró-Ensino na segunda (21), parabenizou os estudantes. “É muito bom poder agradecer o bom trabalho que vocês fazem. Vocês orgulham o sistema de ciência e tecnologia do Paraná e do Brasil”.

Participaram do evento a pró-reitora de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex), Zilda Freitas de Andrade; a pró-reitora de Graduação (Prograd), Ana Márcia Tucci de Carvalho; a professora Daniela Frizon Alfieri, representante do superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná, Aldo Bona; e o responsável pelo Escritório de Apoio ao Pesquisador da UEL, Claudemir Zucareli.

Também estiveram na cerimônia a assessora de Relações Institucionais e Inovação da Fundação Araucária e professora da UEL, Cristianne Cordeiro do Nascimento; a diretora de pós-graduação da ProPPG, Mariana Soares de Andrade; a professora e membra da comissão organizadora do EAIC, Adriana Lourenço Soares Russo; e os diretores do Centros de Estudos: Laura Brandini (CLCH); João Zéqui (CCB); Inês Fonseca (CCA); e o diretor em exercício Carlos Eduardo Caldarelli (Cesa).

A programação completa do evento está disponível na página do EAIC. Confira também as fotos da cerimônia de abertura.

Leia também