Departamento de Estatística oferece suporte a pesquisas em diversas áreas

Departamento de Estatística oferece suporte a pesquisas em diversas áreas

análises estatísticas O projeto oferece suporte em análises estatísticas para alunos e docentes, ampliando a qualidade e o alcance de pesquisas em diversas áreas do conhecimento

Aprimorar o conhecimento sobre estatística dos discentes da Universidade Estadual de Londrina. É este o principal objetivo do projeto Análises Estatísticas para as Pesquisas Desenvolvidas nas Diversas Áreas do Conhecimento, criado pela professora Mariana Ragassi Urbano do Departamento de Estatística.

Mariana é coordenadora da Especialização em Estatística com Ênfase em Pesquisa Quantitativa da UEL e conta que o projeto surgiu a partir da necessidade de atender as demandas da área, que era procurada por alunos e professores para que os auxiliassem em seus trabalhos acadêmicos. “A criação do projeto foi devido aos alunos e docentes da UEL e de outras instituições que procuravam os docentes do Departamento de Estatística para auxílio nas análises estatísticas dos trabalhos como TCC, dissertação de Mestrado, tese de Doutorado e artigos científicos. As pessoas precisavam de uma ajuda mais especializada na área estatística para a execução de seus trabalhos” explica a professora.

Segundo a professora, apesar da maioria dos cursos possuírem uma ou mais disciplinas sobre estatística em sua grade curricular, alguns trabalhos e metodologias necessitam de ajuda especializada. É aí que o projeto entra, auxiliando no desenvolvimento dessas pesquisas de forma mais aprofundada.

“O projeto ajuda a fortalecer cada vez mais as parcerias e desenvolver trabalhos relevantes nas diversas áreas do conhecimento”, afirma a professora. (Foto: Acervo Pessoal).

Atualmente o projeto conta com a participação de nove docentes e dois alunos do Programa de Pós-Graduação de Arquitetura e Urbanismo, especializados em Estatística. O grupo atende docentes e estudantes das áreas da saúde, Agronomia, Zootecnia, Psicologia, Arquitetura, Engenharia, Matemática, dentre outras.

Trabalhos realizados

Desde sua implementação, em junho de 2024, o projeto já publicou trabalhos em conjunto com alunos e professores de diversas universidades do cenário nacional e internacional. Entre elas estão a Universidade Federal de Lavras (UFLA), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Integração Latino-Americana (UNILA), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade da Califórnia (UCLA), Albert Einstein College of Medicine e Johns Hopkins.

A iniciativa busca fortalecer parcerias entre a Universidade e outras instituições de ensino, além de contribuir com a imagem, ensino e pesquisa da Universidade.

*Estagiária de Jornalismo da Coordenadoria de Comunicação Social.

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.