Professores da UEL lançam livros sobre fake news e intolerância política

Professores da UEL lançam livros sobre fake news e intolerância política

Lançamentos ocorrem nesta terça (27), às 19h, no Shopping Aurora, e refletem o cenário do debate público e político no Brasil nos últimos anos.

Patrícia Zanin

Rádio UEL


Três docentes do curso de especialização em Filosofia Política e Jurídica, do Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa), lançam nesta terça, às 19h, o livro “Fake news – impactos no jornalismo e na política”. Pensada e escrita a seis mãos pelos professores de Filosofia Política Clodomiro Bannwart e Elve Cenci e pelo jornalista e professor de Jornalismo Fábio Silveira, a obra sai pela editora Engenho das Letras. Também será lançado o livro “Política sem ofensa. Por gentileza!”, de Bannwart.

O livro dos três autores tem duas partes. A primeira, de Silveira, é um ensaio com a análise do fenômeno das fake news nos Estados Unidos e, principalmente, no Brasil; trata de erros intencionais ou voluntários cometidos por veículos jornalísticos estabelecidos; apresenta a tecnologia como um dos terrenos férteis para a propagação das notícias falsas; discute a noção de verdade e mentira a partir da filósofa Hannah Arendt; traz o conceito de valor-notícia e de pós-verdade e, por fim, apresenta o que há de novo no fenômeno das fake news. A novidade é, segundo ele, uma combinação de notícias falsas, algoritmos e ganhos financeiros com publicidade através dos mecanismos das redes sociais.

O autor apresenta alguns dados de sua pesquisa de pós-doutorado em Comunicação na UEL, em que se debruçou sobre a CPI da Pandemia. Ele também analisou a força das fake news na eleição vencida em 2016 nos Estados Unidos por Donald Trump e, no Brasil, em 2018, por Jair Bolsonaro.

Fábio Silveira esteve ao vivo, nesta terça-feira (27), na Rádio UEL FM, no programa Revista do Meio-Dia. Em entrevista à editoria de Cultura, ele comentou sobre a obra. Ouça a entrevista completa abaixo:

A segunda parte do livro, escrita por Bannwart e Cenci, trata dos impactos das notícias falsas na política. Essa parte reúne 17 itens, entre eles eleições, cidadania, direito de participação e de manifestação, polaridade, redes sociais e sobreposição do emocional no debate eleitoral. A obra tem 130 páginas, com prefácio do jornalista Rogerio Galindo, de Curitiba, e custa R$ 50,00.

Política sem ofensa

Além de “Fake news – impactos no jornalismo e na política”, escrito a seis mãos, Bannwart lança um livro-solo, “Política sem ofensa. Por gentileza!”. A obra, que também sai pela Engenho das Letras, apresenta uma reflexão sobre a escalada da intolerância no debate público brasileiro. O prefácio é do jornalista e editor de Política da Folha de Londrina, Diego Prazeres.

O livro parte do pressuposto de que cada pessoa tem uma visão e leitura de mundo formatadas a partir dos insumos que ela dispõe ou teve acesso. Valores herdados, tempo de escolarização, quantidade de livros lidos durante a vida, tendência de acomodar-se dentro de uma ideologia – de esquerda, centro ou direita, conservadora ou progressista, religiosa ou secular, liberal, republicana ou socialista –, além da maneira como lê, interpreta e critica os fatos políticos produzidos no dia a dia, sem desconsiderar, é claro, os filtros pelos quais as notícias são disponibilizadas. O livro também será vendido por R$ 50,00.

A sessão de autógrafos será no Som Tam Cozinha Asiática, no Shopping Aurora. O restaurante fica no 3º piso do Shopping Aurora (avenida Ayrton Senna da Silva, 400), na Gleba Fazenda Palhano. Exemplares das obras serão comercializados no local.

Sobre os autores

Clodomiro José Bannwart Júnior é graduado em Filosofia e em Direito, com mestrado e doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor associado do Departamento de Filosofia (CLCH) e dos programas de mestrado doutorado em Direito Negocial da UEL, também é coordenador do curso de Especialização em Filosofia Política e Jurídica e membro da Academia de Letras, Ciências e Artes de Londrina.

Elve Miguel Cenci é graduado em Filosofia e em Direito, com mestrado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) e doutorado pela UFRJ. Docente do curso de Especialização em Filosofia Política e Jurídica da UEL, professor permanente e coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito Negocial da UEL. Comenta política para a Rádio CBN Londrina.

Fábio Silveira é graduado em Jornalismo pela UEL, com doutorado em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Como jornalista trabalhou como repórter na Folha de S.Paulo, foi repórter, colunista e editorialista do Jornal de Londrina e também repórter na RPC. É professor assistente no curso de Comunicação da UEL.

Leia também