Audiência pública debate desafios da reciclagem de resíduos no Paraná

Audiência pública debate desafios da reciclagem de resíduos no Paraná

Segundo encontro de uma série de cinco, que serão realizados em vários municípios do Estado, contou com membros da Administração da UEL, sociedade civil e estado.

Pesquisadores, estudantes, gestores municipais e representantes de cooperativas de catadores de material reciclável participaram nesta sexta-feira (25), no Anfiteatro do Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa), de uma audiência pública sobre o tema “Reciclagem no Paraná: desafios, perspectivas e alternativas”. A iniciativa foi do deputado estadual Evandro Araújo, vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

Este foi o segundo encontro de uma série cinco que serão realizados em várias regiões do estado para elaborar um diagnóstico sobre a realidade da coleta seletiva. A primeira audiência foi realizada em maio, em Maringá. Depois de Londrina, as próximas etapas serão em Cascavel, Ponta Grossa e Curitiba.

Segundo o deputado Evandro, a preocupação da sociedade e consequentemente dos municípios com a coleta de lixo reciclável diminui na última década, o que representou um recuo nas ações de sustentabilidade e de conservação ambiental. Anualmente, quase três milhões de toneladas de resíduos orgânicos e recicláveis são produzidos pelos paranaenses, entre material sólido domiciliar e urbano. No entanto, apenas 4,99% desse volume é devidamente reciclado, segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).

AudinciapblicaNINTER4
AudinciapblicaNINTER5
AudinciapblicaNINTER
AudinciapblicaNINTER2
AudinciapblicaNINTER3
previous arrow
next arrow

O parlamentar informou que tem cobrado o governo para que regulamente o Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS), que poderá gerar avanços para a coleta seletiva nos municípios. A reitora da UEL, professora Marta Favaro, lembrou o trabalho do Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Resíduos (Ninter), que desenvolve pesquisa e  inovação com foco em soluções relacionadas à gestão de resíduos.

Durante a audiência, a coordenadora do Ninter, professora Lilian Aligleri, apresentou as diretrizes do trabalho do Núcleo, que reúne pesquisadores de várias áreas responsáveis por estudos, projetos e pesquisas considerando os objetivos propostos pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (lei nº 12.305/2010).

Participaram do debate representantes da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), do Movimento Nacional dos Catadores, da Cooper Região de Londrina, do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (Gaema), do Ministério Público do Paraná e da Arquidiocese de Londrina.

Leia também