Governo do Estado anuncia novo plano de carreira docente

Governo do Estado anuncia novo plano de carreira docente

Encerrado um novo estudo junto à Seti, o governo do Estado anunciou nesta quarta-feira, 1º de novembro, as alterações do Plano de Carreira Docente.

Encerrado um novo estudo junto à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), o governo do Estado anunciou nesta quarta-feira, 1º de novembro, as alterações do Plano de Carreira Docente (PCCS), conforme matéria publicada na Agência Estadual de Notícias do Paraná. Destaca-se que a Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp), formada pelos sete reitores, considera que esta proposta foi o ajuste possível no PCCS.

Nas últimas duas semanas de outubro de 2023, representantes técnicos das Universidades e a Apiesp foram convocados, em diferentes momentos, pelo secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, visando subsidiar dados para estudo de medidas compensatórias atrelada à proposição de reformulação do PCCS docente. 

Importante resgatar o histórico da atuação da Apiesp com relação ao PCCS docente. A Associação entregou, em abril deste ano, o resultado do Grupo de Trabalho sobre os PCCS dos docentes e agentes universitários. Em junho, buscou mediar, junto ao governo do Estado, ajustes que viabilizassem a retomada da análise da proposta do PCCS. Em setembro, intensificaram-se as ações visando o avanço na análise da proposta de PCCS docente nas diferentes secretarias de Estado. 

O detalhe da proposta pode ser observado nos links: Agência Estadual de Notícias e Apiesp.

Leia também