UEL participa da posse de reitores da Unicentro e Unioeste

Na quinta, foi reconduzido ao cargo o reitor Fábio Hernandes, da Unicentro. Na sexta, foi a vez de Alexandre Almeida Webber, reitor da Unioeste.

A reitora da UEL, Marta Favaro, participou na última quinta (15) e sexta-feira (16) das cerimônias de recondução e posse da Reitoria das universidades estaduais do Centro-Oeste (Unicentro) e do Oeste do Paraná (Unioeste). As solenidades foram presididas pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona.

Na quinta, em Guarapuava, foi a recondução para o segundo mandato do reitor Fábio Hernandes, tendo como vice-reitor Ademir Fanfa Ribas, na Unicentro. Em Cascavel, na sexta-feira, o reitor, Alexandre Almeida Webber, e vice-reitor, Gilmar Ribeiro de Mello, foram reconduzidos também para o segundo mandato à frente da administração da Unioeste.

Cerimônia de posse da reitoria da Unicentro, em Guarapuava.

“Em nome da Reitoria da UEL, parabenizo os reitores e vice-reitores reempossados. Já trabalhamos fortemente em conjunto no primeiro mandato de cada um e vamos seguir firme no trabalho coletivo. Desejo sucesso na gestão e que as Universidades, juntas, possam trabalhar para melhorar a qualidade de vida de toda a sociedade do Paraná e do Brasil”, afirma Marta Favaro.

As cerimônias contaram com a presença de reitores e vice-reitores de universidades de todo o Paraná, autoridades acadêmicas, políticas, eclesiásticas e militares, além de representantes da sociedade civil. Da UEL, também participou a chefe de Gabinete da Reitoria, Lisiane Freitas de Freitas.

Sistema estadual

As universidades estaduais do Paraná compõem o Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, formado, além da UEL, pela Unicentro, Unioeste e pelas universidade estaduais de Maringá (UEM); de Ponta Grossa (UEPG); do Norte do Paraná (UENP) e do Paraná (Unespar). Também integram o sistema a Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e as instituições de educação superior mantidas pelo Poder Público Municipal.

Reitores reunidos com o secretário, Aldo Bona, na cerimônia da Unioeste, em Cascavel. Na foto, o reitor reempossado Alexandre Webber (terceiro da esquerda para a direita) e Fábio Hernandes (sétimo da esquerda para a direita).

Em 2022, as sete instituições estaduais de ensino superior somavam 73 mil estudantes regularmente matriculados em 381 cursos de graduação, 304 cursos de especialização, 196 cursos de mestrado e 92 cursos de doutorado. Nas universidades atuam 7.720 docentes (90% com mestrado e doutorado) e 8.847 agentes universitários.

Apiesp

Além das solenidades, os reitores das universidades, membros da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp), participaram de reunião de trabalho juntamente com o secretário, Aldo Bona.