Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática comemora 20 anos

Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática comemora 20 anos

Corpo docente do programa é formado por 16 professores oriundos dos departamentos de Matemática, Biologia Geral, Física, Química e Geociências.

Em 2022, o Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (Pecem) comemorou os seus 20 anos de atividades. Para marcar a data e exaltar resultados importantes, como a renovação do conceito 7 na Avaliação Quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), uma cerimônia foi realizada no Anfiteatro Cyro Grossi (CCB), marcando o reencontro de docentes e egressos do programa. O II Encontro de Estudantes e Egressos do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática – II Epecem também contou com o lançamento de uma publicação, apresentações culturais e um jantar comemorativo. 

Presente na cerimônia, a coordenadora do programa de pós-graduação, Fabiele Cristiane Dias Broietti, conduziu uma homenagem ao corpo docente, que é formado por 16 professores oriundos dos departamentos de Matemática, Biologia Geral, Física, Química e Geociências da UEL, além da Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR). Do total de docentes, seis fazem parte do grupo formado por nove professores que conduziu a formação dos primeiros mestrandos do Pecem, ainda em 2001.  

O evento também contou com a presença da pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UEL, Silvia Meletti; da diretora de Pós-graduação, Mariana Soares de Andrade; da vice-chefe do Departamento de Matemática da UEL, Magna Natalia Marin Pires; e da representantes dos estudantes, Eloisa Antunes Maciel.

Corpo docente do Pecem é formado por 16 professores oriundos dos departamentos de Matemática, Biologia Geral, Física, Química e Geociências (Divulgação).

Iniciativa pioneira no estado do Paraná, o programa surgiu para atender à demanda crescente pela formação continuada de professores para atuarem em diferentes níveis de ensino. 

Com a consolidação das atividades, o Pecem se tornou o primeiro programa de pós-graduação da UEL a conquistar o conceito mais alto na Avaliação Quadrienal da Capes, o que assegura ao grupo de docentes possui desempenho acadêmico equivalente a padrões internacionais de qualidade.

Leia também