Aula inaugural pretende discutir gênero, violência e feminicídio no Brasil

Iniciativa integra disciplina optativa dos programas de Serviço Social e Saúde Coletiva e debate fenômeno que já vitimou sete pessoas em Londrina em apenas seis meses.

Apesar dos avanços sociais e tecnológicos, ainda nos dias de hoje a sociedade é norteada por crimes de violência contra a mulher. No dia 4 de setembro de 2023, um ataque feminicida provocou a morte de duas pessoas na Zona Oeste de Londrina. Dados do Laboratório de Estudos de Feminicídio (Lesfem) indicam que a cidade registrou sete feminicídios em um período de seis meses neste ano.

Com o objetivo de discutir questões pontuais e contribuir para a mudança desse cenário, na próxima segunda-feira (9) o Programa de Pós-Graduação em Sáude Coletiva (PPGSC), em parceria com o Programa de Graduação em Serviço Social e Política Social (PPGSER), vão realizar uma aula inaugural aberta a toda comunidade para abordar o fenômeno da violência de gênero, com ênfase nas violências contra mulheres, e as suas repercussões na saúde individual e coletiva. A aula será presencial, das 8h30 às 12h00, na sala 447 (1° andar) do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (Cesa).

Divulgação.

A iniciativa faz parte de uma disciplina optativa oferecida pelos programas de mestrado e doutorado da UEL. No primeiro encontro, a aula será aberta com a finalidade de permitir que outras pessoas interessadas entrem em contato com a temática, para além das pessoas matriculadas. O corpo docente conta com Marselle Carvalho, do Departamento de Saúde Coletiva e do PPGSC; Sandra Lourenço, do Serviço Social e PPGSER; Flávia Carvalhaes, do Departamento de Psicologia Social e Pós-Graduação em Psicologia; Reginaldo Moreira, do Departamento de Comunicação e Pós-Graduação em Comunicação; Martha Ramirez, do Departamento de Ciências Sociais e integrante do Neias – Observatório de Feminicídio Londrina); Fátima Beraldo, gestora Municipal da Promoção da Igualdade Racial; Elaine Galvão, cientista social e membra da Rede Feminista de Saúde e o Conselho Municipal de Direitos da Mulher (CMDM) de Londrina; e Josiane Maia, enfermeira e mestre em Saúde Coletiva.

Marselle enfatiza que a escolha da data de inauguração da aula foi inspirada no Dia Nacional de Combate à Violência contra a Mulher, 10 de outubro. A professora também ressalta que a disciplina optativa faz parte de um planejamento a longo prazo para a universidade: “A nossa expectativa é que a gente consiga ofertar essa disciplina em todos os anos e, quem sabe, no futuro, ela se torne uma disciplina da matriz curricular dos nossos programas.”

No total, a disciplina optativa terá oito encontros até o dia 24 de outubro e conta com uma carga horária de 30 horas. Acesse o link para inscrição no evento ou se inscreva pelo QR code (na imagem acima).

*Estagiária de Jornalismo na COM/UEL.