Pesquisadores se destacam em Simpósio Internacional de Ciências do Esporte

Equipe da UEL conquistou o 1º lugar no Prêmio Treinamento Resistido. Grupo do Cefe é um dos principais do país nos estudos na área.

Pesquisadores que integram o Grupo de Estudo e Pesquisa em Metabolismo, Nutrição e Exercício (Gepemene), do Centro de Educação Física e Esporte (Cefe), foram destaque no 45º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte para a área de Treinamento Resistido, realizado neste mês, em São Caetano do Sul (SP), reunindo quase mil estudiosos da área. O evento foi realizado de forma híbrida, ou seja, presencial e virtual, e representou um dos mais importantes eventos científicos da área das Ciências do Esporte, Atividade Física e Saúde.

A equipe da UEL conquistou o 1º lugar no Prêmio Treinamento Resistido – Biodelta com o trabalho “Pump Pós-Treino: Aplicar um maior Volume no Treinamento Resistido Resulta em um maior Inchaço Muscular?”, de autoria do estudante do 3º ano de Educação Física da UEL Danrlei Soares Antunes. Outro destaque foi conferido ao doutorando que integra o grupo, Nelson Hilario Carneiro, que conquistou o 2º lugar com o trabalho “Efeito de um Programa de Exercícios de Força Sobre a Qualidade Muscular de Mulheres Idosas Com e Sem Experiência Prévia em Treinamento Resistido”.

Os pesquisadores do grupo também conseguiram o 3º lugar com o trabalho “Efeito de 12 Semanas de Treinamento Resistido com Diferentes Intensidades de Carga Sobre a Gordura Relativa de Mulheres Idosas”, de autoria da pesquisadora Letícia Trindade Cyrino.

Prática da atividade física

Segundo o professor e coordenador do Gepemene, Edilson Serpeloni Cyrino, do Departamento de Educação Física, o congresso selecionou seis trabalhos finalistas, sendo quatro de autoria de pesquisadores do grupo, dos quais três acabaram se classificando. Ele acrescenta que o Simpósio Internacional de Ciências do Esporte é organizado pelo médico Victor Keihan Rodrigues Matsudo, bastante conhecido no meio científico, organizador do Programa Agita São Paulo que tem o objetivo de combater o sedentarismo e promover e o aumento do nível de atividade física junto à população.

De acordo com Cyrino, ao todo seis integrantes do grupo participaram presencialmente do Simpósio, em São Caetano, apresentando os resultados de suas pesquisas, junto ao Programa de Pós-graduação Associado em Educação Física – UEM/UEL. Além dos três que foram premiados, também estiveram presentes o mestrando Natã Clóvis de Lima e os doutorandos Witalo Cassiano e Bruna Costa.

O professor destaca que os bons resultados alcançados pela equipe estão associados à interação existente entre graduandos e pós-graduandos, que favorece o desenvolvimento e o crescimento dos pesquisadores. Essa relação, segundo ele, inspira os mais novos que estão iniciando os primeiros passos na carreira acadêmica e serve de laboratório para mestrandos e doutorandos que têm oportunidade de liderar equipes, ampliar contato com alunos e se projetarem para a realidade da academia.

Histórico

O Gepemene tem 25 anos de atividades e já formou 100 mestres e 70 doutores. O grupo é responsável pelo desenvolvimento do Estudo Longitudinal Envelhecimento Ativo (Active Aging Longitudinal Study), iniciado em 2012, e que oferece prática de treinamento padronizado e supervisionado a mulheres da terceira idade, considerado o maior estudo mundial na área de treinamento de força em mulheres com mais de 60 anos.

Em apenas uma década os pesquisadores produziram aproximadamente 100 artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais, além de quase 30 trabalhos acadêmicos, teses e dissertações. Estes números conferem ao projeto o status de ser o detentor de aproximadamente 7% da produção acadêmica e científica nesta área de investigação.

O coordenador do projeto afirma que o treinamento de força, em particular a musculação, pode ser uma ótima estratégia para combater muitos dos efeitos prejudiciais associados ao envelhecimento, porque previne e controla diversas doenças crônico-degenerativas como hipertensão, diabetes, cardiopatias, obesidade, dislipidemia (alterações nos níveis de colesterol e de triglicérides), artrose, osteoporose, entre tantas outras.