Estudantes da UEL recebem cinco prêmios em congresso de Comunicação
Estudantes da UEL recebem cinco prêmios em congresso de Comunicação
Estudantes de Jornalismo levaram cinco troféus. Universidade ficou em quarto lugar geral entre 29 instituições.Realizado entre os dias 8 e 10 de junho, na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), em Guarapuava, o congresso regional da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) reuniu estudantes, professores e pesquisadores da Região Sul do País para apresentações de trabalhos e debates sobre uma série de temas relevantes. Um dos momentos mais importantes é a Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), que também premia os melhores projetos. Os estudantes do curso de Jornalismo da UEL conquistaram cinco troféus: a universidade ficou em quarto lugar geral entre as 29 instituições que tiveram trabalhos finalistas.
O desempenho dos estudantes da UEL nesta edição do Expocom Sul, conta o professor Heron Heloy Costa, foi o melhor dos últimos 10 anos. Para ele, este é o resultado da dedicação dos graduandos, “que têm muito a entregar desde que sejam motivados da maneira certa, com uma linguagem e forma que façam sentido na cabeça deles”, avalia.
“Eu sempre brinco que é o Oscar da Comunicação”, diz. “A principal diferença do Expocom para outros prêmios de jornalismo é justamente ter a chancela da Intercom, instituição de muita credibilidade e história”, avalia Costa, que orientou três dos cinco trabalhos premiados. Márcia Buzalaf, Laís Taine e Fábio Alves Silveira também orientaram trabalhos campeões.
A partir da conquista, os estudantes da UEL estão classificados para defenderem a universidade na etapa nacional da Expocom, que será realizada entre os dias 5 e 8 de setembro, na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Para reduzir os custos da viagem, o grupo está promovendo uma vaquinha virtual e conta com o apoio de familiares, amigos, professores e a da comunidade em geral.
Os grandes campeões
Duas revistas, dois documentários e uma reportagem de TV. Os estudantes que viajaram a Guarapuava conquistaram prêmios em áreas diversas do jornalismo. Lá, puderam praticar a profissão que logo irão exercer a partir do arcabouço teórico recebido pelos professores.
Uma das pautas mais relevantes para o estado do Paraná nos últimos anos, a crise hídrica foi o tema que levou a estudante Stefany Kaori Zacheo a ser premiada na modalidade Documentário, categoria Cinema, no Expocom Sul. Ela defendeu o trabalho intitulado “Crise Hídrica no Paraná – uma experiência audiovisual sobre a seca”, com orientação de Heron Heloy Costa.
Outro trabalho premiado foi a reportagem “Do sol nascente à terra vermelha: a imigração japonesa no Norte do Paraná”, produzida pelas estudantes Isabella de Carvalho Abrão, Tatiane Pívaro e Valentina Sieplin, além do graduando Luís Fernando Baricati. A orientação foi de Heron Costa e Fábio Alves Silveira. “Escolhemos o tema porque aqui em Londrina e região grande parte da população é descendente de japoneses, então achamos muito legal falar um pouquinho sobre como a cultura japonesa ajudou no desenvolvimento da cidade. Principalmente sobre como eles preservam a cultura”, destaca a aluna Isabella de Carvalho Abrão.
Na modalidade Revista Laboratório, o trabalho premiado foi a revista “Rumos”, produzida pela aluna Maria Eduarda Cruz de Oliveira e pela turma do quarto ano de Jornalismo, sob a orientação das professoras Lais Taine e Marcia Buzalaf. As duas professoras também orientaram a produção da revista “Art.Urb”, grande vencedora na modalidade Design de Imprensa, da categoria Transdisciplinar. A revista foi produzida pelas alunas Pamela Vieira, Bianca Bastos, Letícia Câmara, Jéssica Oliveira e Meire Sebastião, e pelo estudante Moisés Salema.
Apostar na potência do próprio trabalho também valeu a pena para os estudantes Guilherme Prado de Camargo, Valentina Sieplin Araújo, Geovanna Ferreira, André Ludwig, Gabriel Arantes, Vinícius Cruz, Fabio Augusto e Lucas Diogo, vencedores na modalidade Produção Laboratorial em Radiojornalismo, da categoria Jornalismo. Eles defenderam o programa “Expresso Sonoro”, resultado de uma atividade proposta pelo professor Heron na disciplina ministrada por ele às turmas do primeiro ano do curso.
“Produzimos a partir da rotatividade nas funções de produção de um programa de rádio, e, com esse projeto, conseguimos muitas oportunidades incríveis em relação aos conteúdos. Colocamos a questão do hip-hop e também das eleições. Conseguimos entrevistar o (então candidato) Ciro Gomes. Queríamos ter um pouco mais de experiência prática. É claro que você precisa de uma carga teórica, mas o jornalismo é prática”, comenta a aluna Geovanna Ferreira.
O Congresso Nacional Intercom 2023 ainda contará com uma etapa remota, entre os dias 29 e 31 de agosto. Já a data limite para a submissão dos resumos dos trabalhos é o dia 10 de julho. “O fato de os campeões regionais poderem disputar a edição nacional torna o evento ainda mais rico. Os estudantes têm a oportunidade de compararem seu nível com o de vários outros locais e realidades do Brasil. Foi o que aconteceu ano passado, por exemplo, quando nossos três trabalhos finalistas foram campeões nacionais em João Pessoa (PB). Isso animou demais os alunos porque mostrou que os cursos de Comunicação da UEL podem produzir trabalhos de ponta em nível nacional”, conclui Heron Heloy Costa.