Estudante de Medicina é laureada em congresso nacional de neurocirurgia

Pesquisa de Ayla Moura ficou entre as dez mais relevantes do congresso, que ocorreu entre os dias 26 de setembro e 1° de outubro, em São Paulo.

A estudante de Medicina da UEL Ayla Gabrielle Moura foi laureada com o Prêmio José Carlos Saleme de Honra ao Mérito, durante o XXXIV Congresso Brasileiro de Neurocirurgia, realizado entre os dias 26 de setembro e 1º de outubro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. Ayla foi premiada pela pesquisa “Como Adaptar o Sonho Americano do Neurocirurgião à Realidade do Sistema Público de Saúde Brasileiro”. O evento contou com mais de 15 mil trabalhos submetidos.

A pesquisa da estudante ficou entre as dez mais relevantes e abordou um tema vital para a comunidade médica e para a população brasileira, já que lidou com a desafiadora questão de como trazer o padrão de excelência da neurocirurgia dos Estados Unidos para a realidade do sistema público de saúde no Brasil. O evento também concedeu prêmios especiais aos dois melhores trabalhos em cada área temática, destacando a qualidade dessas contribuições. José Carlos Saleme, que dá nome ao prêmio, é um dos principais nomes da neurocirurgia do Brasil.

A estudante reconheceu o certificado de Honra ao Mérito como uma vitória, também, de toda uma categoria: das mulheres negras que fazem ciência em um terreno majoritariamente masculino. “Eu sou mulher preta e 95% dos neurocirurgiões são homens, conforme uma palestra que assisti no domingo de manhã (1º de outubro). A sensação de representatividade foi bem forte. Eu olhava para o lado e não me reconhecia em ninguém, mas sabia que eu era a prova de como este perfil está mudando. Foi bem gratificante”, destacou a estudante.

Ayla, estudante de Medicina. Conquista reflete busca por espaço de mulheres negras na ciência (Arquivo pessoal).