Programa Capes-Brafagri abre vagas de intercâmbio na França

Ao todo, são seis vagas para estudantes de Agronomia, Zootecnia e Medicina Veterinária. Bolsas em euro equivalem a R$ 4.600,00.

A Assessoria de Relações Internacionais (ARI) e a Pró-reitoria de Graduação (Prograd), em conjunto com o Centro de Ciências Agrárias (CCA), abrem, na próxima segunda-feira (5), seis vagas de intercâmbio em instituições francesas para estudantes de graduação dos cursos de Agronomia, Zootecnia e Medicina Veterinária da UEL. Disponíveis no Edital nº001/2024, as oportunidades são vinculadas ao programa Capes-Brafagri. As inscrições vão até o dia 16 de fevereiro e os estudantes selecionados iniciam a experiência internacional em setembro de 2024.

O Programa Capes-Brafagri é resultado de uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e instituições de ensino francesas, com foco voltado a projetos de parcerias universitárias nas áreas de ciências agronômicas, agroalimentares e veterinárias. A iniciativa tem como objetivo aperfeiçoar a formação dos estudantes envolvidos e possibilitar troca de conhecimentos entre instituições e representantes dos dois países.

O processo seletivo oferece duas vagas para estudantes do curso de Agronomia, uma vaga para estudantes de Zootecnia e três vagas para estudantes de Medicina Veterinária. O período das atividades no exterior é de até 10 meses, com início previsto para setembro de 2024. Há também a possibilidade, exclusiva para os estudantes de Agronomia, de duplo diploma. Com duração de dois anos, as atividades desta modalidade geram ao estudante um diploma da UEL e outro da instituição francesa em o intercâmbio for realizado.

A seleção dos candidatos levará em consideração o histórico acadêmico, proficiência em língua inglesa, currículo e arguição presencial. Para a inscrição, os interessados devem entregar um formulário disponível no edital, além da documentação necessária, na secretaria do departamento do respectivo curso até o dia 16 de fevereiro. Os resultados serão divulgados em 19 de março.

Os candidatos selecionados receberão, durante o intercâmbio, uma bolsa mensal de €870 (aproximadamente R$4.600,00). Os bolsistas também terão garantidos o pagamento da passagem aérea de ida e volta à França, seguro saúde e auxílio-moradia durante o período de permanência no exterior.

*Estagiário de Jornalismo na COM/UEL.