Prograd seleciona propostas para o Programa de Apoio à Educação Tutorial

Serão selecionadas quatro propostas de grupos. Alunos bolsistas recebem R$700,00 pelas atividades e professores, R$1.875,00.

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UEL irá selecionar quatro propostas de formação de Grupos de Educação Tutorial (PET) no âmbito da Chamada Pública 04/2024, lançada pela Fundação Araucária (FA). A seleção dos novos grupos PET será realizada por meio do edital Prograd Nº 25/2024, já disponível no portal da Prograd. As propostas deverão ser encaminhadas via e-Protocolo à Divisão de Políticas de Graduação, até o dia 22 de abril.

Para efetivar as inscrições, os proponentes deverão ler atentamente às condições de elegibilidade dos projetos, que envolvem garantir a indissociabilidade do tripé Ensino/Pesquisa/Extensão e estar de acordo com as resoluções que normatizam as atividades extensionistas na UEL (Resoluções CU nº 089/2019 e nº 088/2022). Nesta etapa, os proponentes deverão descrever no mínimo 15 ações de formação, seus objetivos e metodologias.

A Prograd também ressalta que este edital não irá aceitar propostas de grupos compostos por estudantes de cursos de graduação que já possuem Grupos PET na Universidade Estadual de Londrina – ou seja, Matemática, Educação Física, Zootecnia, Geografia e Física. Consolidados como ações de fortalecimento da educação tutorial, os cinco grupos PET da UEL, bem como outros 25 espalhados pelas Instituições Estaduais de Ensino Superior do Paraná, são coordenados pelo Ministério da Educação (MEC).

Os novos grupos PET contarão com até 12 bolsistas de graduação. Estes estudantes receberão bolsas de estudos de R$700,00 e serão coordenados por um docente na condição de tutor, desde que integrante do quadro permanente de professores da UEL. Os professores tutores recebem bolsa mensal de R$1.875,00.

Por meio do Programa de Apoio à Educação Tutorial, o Governo do Paraná irá investir R$ 5,8 milhões por até quatro anos em 20 novos grupos PET localizados nas sete universidades estaduais. Além da UEL, a Unespar contará com quatro novos grupos, seguidas de Unioeste e UEPG, com três cada, e Unicentro, UENP e UEM, com dois novos grupos cada.

A seleção das propostas será conduzida pela Comissão Institucional de Acompanhamento e Avaliação do PRÓ-PET, que é presidida pela docente do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (CLCH) Lilian Kemmer Chimentão, coordenadora institucional do programa.