Terra Celta leva energia e entusiasmo a apresentações no RU

Uma segunda apresentação está marcada para às 17h30, no pátio do RU. Atividade marca os 34 anos da Rádio UEL FM.

A banda londrinense Terra Celta entregou à comunidade universitária da UEL um momento de muita interação e danças folclóricas com músicas que enaltecem a amizade e os bons momentos de celebração, em evento comemorativo ao aniversário de 34 anos da Rádio UEL FM, na manhã desta quarta-feira (26). Uma segunda apresentação está programada para às 17h30, para os alunos do período noturno, também na praça do Restaurante Universitário (RU).

Cantando todos os versos de músicas como “Gaia”, “O Quadrado” e “Até o Último Gole, Até Cair no Chão”, o ingressante do curso de História (CLCH) da UEL Murilo de Melo Souza estava emocionado. “‘Caraca’, eu pensei ‘não acredito, o Terra Celta’. Entrei na UEL e vou ver uma banda que conheço há muito tempo”, vibrou o jovem.

Por intermédio de um amigo, conheceu a banda enquanto ainda residia em sua cidade natal, Juiz de Fora/MG. À época, o mineiro ainda não pensava em calçar um All-Star e pegar a estrada em direção a Londrina com uma mochila nas costas. Foi feito profecia que os versos narrados pelo vocalista Élcio Oliveira em “Um Outro Lugar” fizeram sentido, manifestando o seu desejo íntimo de trilhar uma grande jornada no Ensino Superior.

Estudantes festejaram e fizeram roda durante apresentação da Terra Celta (Fotos: Agência UEL).

“Além da letra em si, o sentimento de você ir para outro lugar, você deixa família, amigos, mas você vai para conquistar seus objetivos. E toda essa parte da letra que fala que você tem que lembrar de onde você veio para você não se perder e que também é preciso ir se não você nunca vai voar. Isso tudo faz essa música ser a minha favorita”.

Murilo de Melo Souza, estudante de História da UEL.

Na canção, lançada em 2016, o narrador eleva o feito dos cidadãos comuns que saem em busca de um futuro melhor ao patamar das grandes aventuras dos personagens da mitologia nórdica, inspirações para a composição do conceito da Terra Celta. “E vai partir sem bilhete de volta, melhor se apressar, o trem vai passar. Certeza não há, caminhos são tantos. teu velho orgulhoso, tua mãe aos prantos”. E o refrão segue. “Um All-Star no pé e uma mochila nas costas, o mundo me espera, não dá pra voltar. Se meu coração aqui não acha respostas, eu vou procurar em outro lugar.”

Vice-reitor, Airton Petris acompanhou a atividade de aniversário da Rádio UEL e acolhida aos ingressantes.

Encantamento

Ingressante do curso de Serviço Social, do Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa), Nilo Ghadban não conhecia o quinteto, mas ficou interessado pelo estilo logo no primeiro acorde. “Eu entendi que é uma pegada mais celta, lá dos países europeus, e eles trazem bastante isso na música deles. Está aprovado, eu adorei”, diz o estudante, natural de Bauru/SP.

A estudante do terceiro ano do Bacharelado em Química da UEL Nayara Bergo conta que tem muito interesse pelos elementos trazidos pela banda. No entanto, foi “capturada” mesmo pela “empolgação de todos os integrantes, as rodas de danças e a interação”, afirma. “Eu gosto da mensagem deles, que é uma mensagem que diz ‘divirta-se”, define a estudante.

A TV UEL capturou na íntegra o show do Terra Celta, que pode ser conferido abaixo:

O show da banda Terra Celta contou com o apoio do Bar Valentino e da Fundação de Apoio da UEL (Fauel). A banda, natural de Londrina e uma das expoentes do folk rock no País, já completa duas décadas de estrada com quatro participações em festivais de grande porte, como o Rock In Rio. Em 2024, novamente, está confirmada como uma das atrações no festival, no dia 15 de setembro.

Estiveram envolvidos no evento os servidores Edyr Pedro, Eliete Vanzo, Valéria Giani, Ricardo Lima, Joabe Costa, Patrícia Zanin e Jersey Gogel, pela Rádio UEL FM; e diretor da TV UEL, Célio Costa. Também prestigiaram do evento docentes, o vice-reitor da UEL, Airton Petris, membros da administração, pró-reitores e chefes de departamento.

Público compareceu em peso ao RU para conferir a apresentação da experiente banda, que já conta com 20 anos de estrada.