UEL é a 10º melhor universidade do Brasil segundo Ranking THE Impact 2023

Universidade é a melhor estadual do Paraná, a 2ª melhor pública do estado e a 10ª do Brasil. Ranking avaliou 1799 instituições de 104 países.

A UEL foi destaque em várias categorias no Ranking THE Impact 2023 (Times Higher Educational World University). O resultado nesta edição elevou o nível da Universidade no ranking: agora, é considerada a melhor universidade estadual do Paraná, a 2ª melhor universidade pública do estado e a 10ª mais sustentável do país. Em relação ao ranking 2022, a UEL subiu sete posições: antes, era considerada a 17º melhor universidade pública do Brasil e, agora, figura em 10º lugar no ranking geral.

Esta edição incluiu 1.799 universidades de 104 países e regiões e se baseou em 13 indicadores para medir o desempenho das instituições em quatro áreas: ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectiva internacional. É o único ranking que avalia as universidades em relação aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU).

A melhor nota da UEL (71,8) foi para Igualdade de gênero (ODS 5); a segunda melhor (71,1), para Energia Acessível e Limpa (ODS 7); e a terceira melhor (70,9), para Educação de Qualidade (ODS 4). Cabe destacar que no ODS 5 a Universidade ficou na 38ª posição dentre 1.081 instituições em todo o mundo avaliadas neste quesito. Já no ODS 7, a UEL é a 67ª colocada entre 812 instituições de todo o mundo avaliadas no quesito.

Divulgação.

Para Valdete de Oliveira Mrtvi, diretora de Avaliação e Informação Institucional da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), os resultados do ranking consolidam a UEL como melhor estadual e segunda melhor universidade pública do estado e, em dois critérios, entre as melhores do mundo. Ela lembra ainda que a instituição subiu sete posições em relação à última edição, entre as estaduais do Brasil.

Em sua avaliação, este é o resultado de um grande esforço, mesmo enfrentando dificuldades. A expectativa é que com isso as autoridades criem mais projetos de apoio, para avançar ainda mais.

Quanto aos ODS em destaque, Valdete enfatiza que é um tripé importante, ligado a questões atuais. “Sem deixar a qualidade da educação de lado, conseguimos avançar em aspectos importantes como o meio ambiente e a igualdade de gênero”, comenta.

Discussão e prática

Para a reitora da UEL, Marta Favaro, os resultados espelham uma discussão intensa, dentro da instituição, de ações na formação, tanto inicial quanto continuada e extensionista. Aliás, uma discussão que se traduz em práticas que põem a UEL entre as dez universidades do Brasil que mais promovem a sustentatibilidade, graças a seus projetos de pesquisa, extensão, ensino e serviços.

Uma evidência disso é o Portal – Desenvolvimento Sustentável. O site já conta, segundo a reitora, com 120 projetos alinhados com os ODS. “Fazemos uma discussão e prática de forma cuidadosa, respeitosa, compromissada e competente. A instituição responde uma demanda mundial de respeito e ação da Agenda 2030”, afirma.

Resultado da UEL no THE Impact 2023

Confira a colocação da UEL, por ODS, entre as universidades brasileiras:
1ª em Igualdade de gênero (ODS 5) e Vida na Terra (ODS 15);
2ª em Energia Acessível e Limpa (ODS 7);
4ª em Educação de Qualidade (ODS 4);
5ª em Erradicação da pobreza (ODS 1) e Redução das desigualdades (ODS 10);
6ª em Saúde e bem-estar (ODS 3) e Paz, Justiça e instituições eficazes (ODS 16);
15ª em Indústria, inovação e infraestrutura (ODS 9) e Cidades e comunidades sustentáveis (ODS 11);
16º em Trabalho decente e crescimento econômico (ODS 8) e Parcerias e meio de implementação (ODS 17);
17ª em Fome zero e agricultura sustentável (ODS 2);
21ª em Consumo e produção responsáveis (OSD 12).